João Pessoa, 30 de janeiro de 2026 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

A Unimed João Pessoa entra em uma nova fase de cirurgias e assistência especializada com a realização, no último sábado (24), da primeira cirurgia robótica no Hospital Alberto Urquiza Wanderley. O equipamento foi adquirido pela Unimed JP e conta com tecnologia de ponta para a realização de diversos tipos de cirurgias e telecirurgias robóticas, sendo um dos mais modernos e avançados do mundo.
“São várias as razões para se incorporar a cirurgia robótica e a telecirurgia no Hospital da Unimed João Pessoa. Primeiro pela liderança, protagonismo e pioneirismo que a Unimed representa no estado. Assim foi na covid, assim tem sido nesses últimos seis anos. Uma referência não só para João Pessoa e para a Paraíba, mas para o Nordeste e para o Brasil, porque tecnologia é evolução e evolução implica em precisão”, afirmou o presidente da Unimed JP, Gualter Lisboa Ramalho. Ele integrou a equipe médica que realizou a primeira cirurgia no hospital.
O robô utilizado no procedimento foi desenvolvido pela Edge Medical, empresa chinesa líder mundial em tecnologia robótica para cirurgia minimamente invasiva. O sistema é o Multi-Port MP 1000, desenvolvido especialmente para a realização de telecirurgia.
Gualter Ramalho informou que o robô foi escolhido após minuciosos estudos, que incluíram uma missão técnica à China, em abril do ano passado. “Com essa aquisição da Unimed João Pessoa, que tem uma história marcada pela inovação, a medicina paraibana alcança um novo patamar de excelência e tecnologia”, afirmou.
Inovação assistencial
Gualter Ramalho lembrou que, atualmente, a Unimed JP tem uma carteira de mais de 180 mil clientes e não poderia deixar de oferecer esse tipo de tecnologia aos beneficiários. Além disso, esse novo serviço também será disponibilizado aos mais de 50 mil clientes de intercâmbio. “A tendência é que cada vez mais procedimentos sejam tornados obrigatórios para os planos de saúde por meio de cirurgias e telecirurgias robóticas. Como a Unimed JP está sempre na vanguarda e liderança, já dispomos desse novo serviço”, declarou Gualter Ramalho.
O robô também representa mercado de trabalho para os cooperados e desenvolvimento econômico para a Unimed JP. Ao adquirir o novo equipamento, a Cooperativa também está estruturando um centro de treinamento em robótica para os médicos, além de disponibilizar o robô para cirurgias para clientes particulares ou através de outros convênios de saúde, através de credenciamento.
Legislação
No Brasil, conforme medida da Agência Nacional de Saúde Suplementar, os planos de saúde devem realizar cirurgia robótica de próstata para pacientes com câncer, aplicando-se aos casos em que a doença está localizada ou avançada. A medida será válida a partir de 2026.
MaisPB
TRETA ENTRE ALDEONE ABRANTES E FILLIPE FÉLIX E CONFRONTOS DA 3ª RODADA - 28/01/2026