João Pessoa, 22 de julho de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Os brinquedos são objetos que podem ser utilizados para além da diversão das crianças, sendo também uma ferramenta de estratégia no cuidado emocional. Os benefícios são sentidos tanto para os pequenos quanto para os seus pais no ambiente hospitalar. Na Unimed João Pessoa, os profissionais do Hospital Pediátrico utilizam o brinquedo terapêutico como forma de suavizar o processo de hospitalização e fortalecer o acolhimento das crianças.
A fonoaudióloga do Hospital Pediátrico Unimed, Maria das Graças Ribeiro, explica que o uso do brinquedo terapêutico é importante principalmente na internação, diminuindo sentimentos negativos e auxiliando as crianças e seus pais a entenderem os procedimentos realizados, como a aplicação de medicamentos. “É um brinquedo estruturado que permite ao profissional compreender o sentimento das crianças, fortalecendo o vínculo entre a equipe, o paciente e a família. O brinquedo terapêutico prepara a criança e sua família, por meio da brincadeira, para os procedimentos aos quais a criança será submetida”, disse.
Ela ainda reforçou que o brinquedo terapêutico funciona como um método educativo, proporcionando um momento lúdico entre a criança e os pais e ainda exemplificou outras situações em que o brinquedo é utilizado. “É um meio de aprendizagem nas situações crônicas que as crianças venham a necessitar, como a confecção de dispositivos como gastrectomia e traqueostomia”, acrescenta Maria das Graças.
Saúde mental
Além dos benefícios para melhorar a adesão das crianças ao tratamento que necessitam, o brinquedo terapêutico também auxilia na melhora da saúde emocional dos pequenos, reduzindo traumas, melhorando o humor e fortalecendo a autoestima. “Permite a expressão de emoções, como raiva e frustração, de forma segura a fim de culminar em elaboração e compreensão da situação vivida”, relatam as psicólogas do Hospital Pediátrico Unimed, Débora Andrade e Gessiane Karla.
MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 22/07/2025