João Pessoa, 21 de outubro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
SAÚDE

Novo método revoluciona recuperação de pacientes submetidos a cirurgias cardíacas

Comentários: 0
publicado em 21/10/2025 ás 15h45

Já pensou passar por uma cirurgia cardíaca muito invasiva e de alta complexidade e conseguir se recuperar em um menor tempo possível e de forma segura? Isso já é realidade com o Protocolo Eras, um método baseado em evidências científicas que reduz o tempo de recuperação e de internação, possibilitando um retorno mais rápido do paciente à rotina e com maior qualidade de vida.

O Protocolo Eras é o tema desta semana do Sem Contraindicação, o videocast da Unimed João Pessoa. A apresentadora Linda Carvalho recebeu o cirurgião cardiovascular Maurílio Onofre, responsável por implantar esse protocolo no Hospital Alberto Urquiza Wanerley, e a enfermeira Rosilene Linhares, gerente multiprofissional do hospital e também integrante da equipe do Eras.

O Hospital Alberto Urquiza Wanderley, que integra a rede própria da Unimed João Pessoa, foi o segundo do Brasil e o primeiro do Nordeste a implantar o Eras, tornando a Paraíba referência nesse protocolo. No caso dos transplantes de coração, foi o primeiro do país. Na conversa com Linda Carvalho, Maurílio Onofre e Rosilene Linhares explicam como o método consegue acelerar a recuperação de forma segura e como é feito todo o trabalho da equipe multidisciplinar, que começa antes mesmo da realização da cirurgia.

Episódio completo

O videocast Sem Contraindicação é produzido pela equipe de Comunicação da Unimed João Pessoa. Toda quinta-feira, um novo episódio é disponibilizado no YouTube (youtu.be/R01or2UemjQ), no Spotify e no portal do plano de saúde (unimedjp.com.br/semcontraindicacao), que tem uma seção exclusiva para o programa.

Para assistir ao episódio completo sobre o Protocolo Eras, é só acessar um desses canais.

MaisPB