João Pessoa, 23 de outubro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
câmara municipal

Em estreia na oposição, Jailma vê Lei do Gabarito ‘inegociável’ e critica secretário

Comentários: 0
publicado em 23/10/2025 ás 11h46
Foto: CMJP

A vereadora Jailma Carvalho (PSB), participou nesta quinta-feira (23) de sua primeira sessão como integrante da bancada de oposição na Câmara Municipal de João Pessoa. Em discurso, a parlamentar disse que não tem “compromisso com cargos”, avaliou a Lei do Gabarito como “inegociável” e criticou as recentes declarações do secretário de turismo de João Pessoa, Victor Hugo.

“Informo, de forma clara e serena, que estou me desligando da bancada de situação e passo a integrar a bancada de oposição ao atual governo municipal. Essa não é uma decisão fácil, vereador Odon, que eu tive a honra de tê-lo como líder. Mas é uma decisão necessária, tomada com consciência, coragem e convicção de que meu compromisso maior é com o povo de João Pessoa e não é com cargos, nem acordos, nem conveniências políticas”, disse Jailma.

Durante a sessão, Jailma disse que a Lei do Gabarito é uma pauta “inegociável”, afirmando que a proteção do horizonte, do sol e da paisagem é essencial para a cidade.

“O gabarito da Orla é inegociável. Não há parlamentar nesta casa, e isso eu acredito de verdade, que tenha coragem de abrir mão do que faz de João Pessoa uma das melhores cidades para se viver. A proteção do nosso horizonte, do sol, do vento e da paisagem, que é um patrimônio coletivo. Defender a lei do gabarito é defender a alma urbana e o ambiente da nossa capital. Alterar essa proteção direta ou indiretamente é comprometer o futuro de João Pessoa. E isso, repito, é algo que não compactuo”, revelou.

Ela também criticou declarações recentes do secretário de Turismo, Victor Hugo, que segundo ela, refletem um “processo de higienização”.

“Outro ponto que dou destaque aqui são as declarações recentes do secretário de Turismo, que traz um processo de higienização que fala que um cidadão que quer matar a fome de uma pessoa que está em situação de população de rua é errado. É errado a gente não ter políticas públicas”, destacou a vereadora.

Jailma anunciou, na última quarta-feira (22), sua saída da base de apoio ao prefeito Cícero Lucena (MDB) na Câmara Municipal. Ela foi a segunda vereadora mais votada nas eleições de 2024, com 10.127 votos.

Antes de oficializar sua mudança, Jailma agradeceu ao vereador Milanez Neto (MDB) pelo apoio e solidariedade e sinalizou abertura do PSB para recebê-lo caso ele se desligue do MDB.

“Eu gostaria de agradecer ao vereador Milanez, sempre me acolheu, me orientou aqui na casa, me solidarizar também pelo que vem passando ao longo desses dias. Dizer à vossa excelência que se o MDB não o quiser, o PSB está de braços, portas e janelas abertas para receber a vossa excelência, até porque o seu nome e a sua história traz um grande valor para qualquer partido”, afirmou.

MaisPB