João Pessoa, 08 de maio de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
dom Manoel delson

Arcebispo da Paraíba vê em Leão XIV continuidade do legado de papa Francisco

Comentários: 0
publicado em 08/05/2025 ás 16h35
atualizado em 08/05/2025 ás 16h53

O arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Frei Manoel Delson, afirmou nesta quinta-feira (8), que o novo papa Leão XIV “certamente irá dar uma contribuição muito grande à igreja”. Em entrevista, o religioso também destacou que o pontífice vai dar continuidade ao legado do Papa Francisco.

“O Espírito Santo mandou um Papa que vai dar continuidade ao pontificado do Papa Francisco. Isso é uma coisa muito boa. A gente sempre espera que a igreja não tenha interrupção ou rupturas, mas tenha continuidade. Ele tem uma espiritualidade agostiniana, portanto muito fundamentado no pensamento de Santo Agostinho. Ele certamente irá dar uma contribuição muito grande à igreja. A escolha do nome me chamou muito a atenção, Leão XIV tem uma relação com Leão XIII, o grande Papa que iniciou na igreja a preocupação com a doutrina social”, disse Delson.

Dom Delson ainda destacou que o Espírito Santo o ajudaria a acolher o novo Papa, independente de qual cardeal seria escolhido.

“A alegria de acolher o novo Papa Leão XIV, e com as suas características. Quando me perguntavam sobre o futuro Papa, qual era a minha preferência, eu dizia assim aquele que o Espírito Santo enviar, ele será o Papa que eu irei amar e obedecer”, declarou.

Conhecido como o “pastor de duas pátrias”, Prevost nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, e construiu boa parte de sua trajetória pastoral como missionário no Peru durante a década de 1980. Lá, desenvolveu uma profunda conexão com o povo latino-americano.

“Mesmo sendo um norte-americano, a sua experiência pastoral foi na América Latina, no Peru, e isso dá também uma aproximação com Francisco, com o argentino, com a pastoral da igreja da América Latina, que coloca sempre o pobre com uma preocupação fundamental, e um papa próximo de Francisco, mas também um norte-americano. Ele vai influenciar muito a igreja mesmo, dentro das questões atuais da política do presidente dos Estados Unidos, Trump, que realmente mexe com o mundo inteiro. Então teremos aí uma voz de um americano que pode dizer, presidente, vamos com calma, vamos pensar melhor, vamos refletir juntos”, relatou Delson.

MaisPB

MaisTV

Cadastro no programa Passe Livre para estudantes da Paraíba será permanente

BOLETIM DA REDAÇÃO - 08/05/2025

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas