João Pessoa, 08 de maio de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Frei Manoel Delson, afirmou nesta quinta-feira (8), que o novo papa Leão XIV “certamente irá dar uma contribuição muito grande à igreja”. Em entrevista, o religioso também destacou que o pontífice vai dar continuidade ao legado do Papa Francisco.
“O Espírito Santo mandou um Papa que vai dar continuidade ao pontificado do Papa Francisco. Isso é uma coisa muito boa. A gente sempre espera que a igreja não tenha interrupção ou rupturas, mas tenha continuidade. Ele tem uma espiritualidade agostiniana, portanto muito fundamentado no pensamento de Santo Agostinho. Ele certamente irá dar uma contribuição muito grande à igreja. A escolha do nome me chamou muito a atenção, Leão XIV tem uma relação com Leão XIII, o grande Papa que iniciou na igreja a preocupação com a doutrina social”, disse Delson.
Dom Delson ainda destacou que o Espírito Santo o ajudaria a acolher o novo Papa, independente de qual cardeal seria escolhido.
“A alegria de acolher o novo Papa Leão XIV, e com as suas características. Quando me perguntavam sobre o futuro Papa, qual era a minha preferência, eu dizia assim aquele que o Espírito Santo enviar, ele será o Papa que eu irei amar e obedecer”, declarou.
Conhecido como o “pastor de duas pátrias”, Prevost nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, e construiu boa parte de sua trajetória pastoral como missionário no Peru durante a década de 1980. Lá, desenvolveu uma profunda conexão com o povo latino-americano.
“Mesmo sendo um norte-americano, a sua experiência pastoral foi na América Latina, no Peru, e isso dá também uma aproximação com Francisco, com o argentino, com a pastoral da igreja da América Latina, que coloca sempre o pobre com uma preocupação fundamental, e um papa próximo de Francisco, mas também um norte-americano. Ele vai influenciar muito a igreja mesmo, dentro das questões atuais da política do presidente dos Estados Unidos, Trump, que realmente mexe com o mundo inteiro. Então teremos aí uma voz de um americano que pode dizer, presidente, vamos com calma, vamos pensar melhor, vamos refletir juntos”, relatou Delson.
MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 08/05/2025