João Pessoa, 08 de maio de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
novo papa

Hugo Motta deseja sabedoria ao Papa Leão 14: ‘Que continue o legado de Francisco’

Comentários: 0
publicado em 08/05/2025 ás 15h44
Hugo Motta deseja sabedoria ao Papa "Leão XIV"

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), desejou sabedoria, fé e energia para o novo papa, o americano Robert Prevost, nesta quinta-feira (8). A declaração foi feita na rede social “X”, antigo Twitter, onde o paraibano também revelou que espera que o novo pontífice continue o legado do papa Francisco.

“Habemus Papam. Papa Leão XIV é revelado ao mundo com a missão de ampliar a conciliação e continuar o legado de Francisco, marcado pela tolerância, diálogo e pacificação. Todos nós seguidores da fé cristã desejamos muita sabedoria, fé e energia para o novo Pontífice”, disse Hugo.

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi escolhido como papa no início da tarde desta quinta-feira (8). O novo líder da Igreja Católica escolheu a denominação “Papa Leão XIV” e destacou o diálogo de uma igreja “sinodal”, que “constrói pontes”.

Em sua primeira aparição pública como pontífice, o recém-eleito papa, emocionou a multidão reunida na Praça São Pedro com uma mensagem poderosa de paz, esperança e continuidade. Seu discurso fez referências ao legado de seu antecessor, o papa Francisco e sinaliza os caminhos que deseja trilhar à frente da Igreja Católica.

Perfil

Conhecido como o “pastor de duas pátrias”, Prevost nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, e construiu boa parte de sua trajetória pastoral como missionário no Peru durante a década de 1980. Lá, desenvolveu uma profunda conexão com o povo latino-americano, fluência no espanhol e uma sensibilidade pastoral que marca seu estilo de liderança até hoje.

Essa experiência lhe conferiu fluência em espanhol e um profundo entendimento da Igreja na América Latina, fazendo dele um potencial representante das Américas como um todo.

Atualmente, Prevost ocupa o cargo de prefeito do Dicastério para os Bispos, uma posição estratégica que lhe permitiu conhecer profundamente a estrutura da Igreja e participar ativamente na nomeação de bispos ao redor do mundo.

O novo líder da Igreja apareceu pela primeira vez na sacada central da Basílica de São Pedro. Depois de breves palavras, ele concedeu a bênção Urbi et Orbi — “à cidade e ao mundo” — marcando o início oficial de seu pontificado.

MaisPB

MaisTV

Cadastro no programa Passe Livre para estudantes da Paraíba será permanente

BOLETIM DA REDAÇÃO - 08/05/2025

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas