João Pessoa, 29 de dezembro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
inquérito civil instaurado

MPPB investiga denúncia de manobra para “burlar” nomeação de concursados no Brejo

Comentários: 0
publicado em 29/12/2025 ás 07h11
atualizado em 29/12/2025 ás 07h14
Procuradoria-Geral do Ministério Público da Paraíba

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou um inquérito civil para apurar uma denúncia de desvio de função de servidores públicos e possíveis contratações irregulares no município de Curral de Cima, no Brejo. Segundo o MP, a prática seria uma possível manobra para “burlar a nomeação de candidatos aprovados no concurso público”.

De acordo com o promotor Rafael Garcia Teixeira, após a análise dos documentos encaminhados pelo Município e das informações colhidas no curso da Notícia de Fato, “subsistem indícios que demandam apuração mais aprofundada quanto à possível ocorrência de desvio de função de servidores lotados na Secretaria Municipal de Educação”, especialmente no cargo de Coordenador Pedagógico.

A portaria de instauração do inquérito civil foi publicada nesse domingo (28).

No documento, o promotor Rafael Garcia destaca o Art. 37, II da Constituição Federal, que estabelece que “a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração”.

O inquérito deve reunir novas informações para esclarecer se houve irregularidades e eventual prejuízo aos candidatos aprovados no concurso público do município.

MaisPB

MaisTV

Polícia investiga roubos de quase R$ 200 mil em canetas emagrecedoras

BOLETIM DA REDAÇÃO - 16/12/2025

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas