João Pessoa, 08 de maio de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
"habemus papam"

Eleito novo papa, Leão 14 prega por união e ‘igreja que constrói pontes’

Comentários: 0
publicado em 08/05/2025 ás 17h23
atualizado em 08/05/2025 ás 17h51

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi escolhido como papa no início da tarde desta quinta-feira (8). O novo líder da Igreja Católica escolheu a denominação “Papa Leão XIV” e destacou o diálogo de uma igreja “sinodal”, que “constrói pontes”.

“Precisamos tentar, juntos, ser uma igreja missionária, uma igreja que constrói pontes e diálogo sempre aberto a receber, como nesta praça, com os braços abertos, todos aqueles que precisam. Da nossa caridade, nossa presença, o diálogo e o amor. Se me permitem também fazer uma saudação, dizer algumas palavras, agora em espanhol, em especial, a minha querida arquidiocese no Peru, onde um povo fiel acompanhou seu bispo, compartilhando sua fé, e deu tanto para continuar sendo uma igreja fiel a Jesus Cristo. A todos vocês, irmãos e irmãs de Roma, da Itália, de todo o mundo, queremos ser uma igreja fiel, uma igreja sinodal, uma igreja que avança, uma igreja que busca sempre a paz, busca sempre a caridade, busca sempre estar próxima, principalmente daqueles que sofrem”, discursou Leão.

Em sua primeira aparição pública como pontífice, o recém-eleito papa, emocionou a multidão reunida na Praça São Pedro com uma mensagem poderosa de paz, esperança e continuidade. Seu discurso fez referências ao legado de seu antecessor, o papa Francisco e sinaliza os caminhos que deseja trilhar à frente da Igreja Católica.

“Todos os povos, toda a terra, que a paz esteja com vocês. Essa é a paz de Cristo ressuscitado, uma paz desarmada, uma paz desarmante, humilde e perseverante de Deus que nos ama. A todos, incondicionalmente, conservamos, guardamos ainda, nos nossos ouvidos, aquela voz fraca, mas sempre corajosa do Papa Francisco, que abençoava a Roma, o Papa que abençoava a Roma e dava sua bênção para todo mundo naquela manhã do dia da Páscoa. Permitam-me dar prosseguimento àquela mesma bênção. Deus nos ama, Deus ama todos vocês”, disse Leão.

O novo papa também prometeu continuidade na missão evangelizadora e no compromisso com os mais pobres e vulneráveis.

“Somos discípulos de Cristo. Cristo nos precede. O mundo precisa da sua luz. A humanidade precisa dele como ponte para ser alcançada por Deus e por seu amor. Se ajudem também, uns aos outros. Nos ajudem a construir pontes com diálogo, com encontro, todos juntos, num único povo, sempre em paz. Obrigado, Papa Francisco. Obrigado, Francisco. Quero agradecer também todos os irmãos cardeais que me escolheram como sucessor de Pedro para caminhar junto com vocês enquanto igreja unida, sempre em busca da paz, da justiça e sempre tentando trabalhar como homens e mulheres fiéis a Jesus Cristo, sem medo, para proclamar o Evangelho, para ser missionários. Sou filho de Santo Agostinho, sou agostiniano”, revelou.

Perfil

Conhecido como o “pastor de duas pátrias”, Prevost nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, e construiu boa parte de sua trajetória pastoral como missionário no Peru durante a década de 1980. Lá, desenvolveu uma profunda conexão com o povo latino-americano, fluência no espanhol e uma sensibilidade pastoral que marca seu estilo de liderança até hoje.

Essa experiência lhe conferiu fluência em espanhol e um profundo entendimento da Igreja na América Latina, fazendo dele um potencial representante das Américas como um todo.

Atualmente, Prevost ocupa o cargo de prefeito do Dicastério para os Bispos, uma posição estratégica que lhe permitiu conhecer profundamente a estrutura da Igreja e participar ativamente na nomeação de bispos ao redor do mundo.

O novo líder da Igreja apareceu pela primeira vez na sacada central da Basílica de São Pedro. Depois de breves palavras, ele concedeu a bênção Urbi et Orbi — “à cidade e ao mundo” — marcando o início oficial de seu pontificado.

MaisPB

MaisTV

Cadastro no programa Passe Livre para estudantes da Paraíba será permanente

BOLETIM DA REDAÇÃO - 08/05/2025

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas