João Pessoa, 14 de março de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
dia nacional do animal

Local do Hospital Veterinário vira abrigo de animais e depósito de lixo, em JP

Comentários: 0
publicado em 14/03/2023 às 18h31
atualizado em 14/03/2023 às 16h15
Prédio destinado para construção do Hospital Público Veterinário, em João Pessoa, se transformou em abrigo para animais de rua

A proposta da criação de um Hospital Público Veterinário em João Pessoa ganhou empatia da população e dos defensores da causa animal. O clamor dos moradores da Capital foi atendido pela Prefeitura ainda em 2021.

No primeiro dia de junho daquele corrente ano, a gestão municipal usou as redes sociais para anunciar que a demanda seria realidade. Técnicos e arquitetos da Secretaria do Meio Ambiente já trabalhavam no projeto de assistência de saúde aos bichos sem acesso a tratamentos particulares.

À época, o secretário do Meio Ambiente, Wellison Silveira, visitou unidades semelhantes em Recife, capital de Pernambuco, e em Areia, no Brejo da Paraíba. Apesar de garantir o empenho de recursos próprios, Silveira prometeu captação de recursos, como emendas parlamentares e convênio com o Governo Federal. A justificativa era de que o dinheiro poderia ser “útil na reforma do futuro hospital público veterinário de João Pessoa, bem como na aquisição de equipamentos”.

“Compreendemos que essa é uma reivindicação legítima da população e ressaltamos que estamos trabalhando com todo empenho na realização dessa obra que consideramos de extrema importância para a preservação e a qualidade de vida dos nossos animais”, disse Wellison em matéria divulgada pela Secretaria de Comunicação no dia 31 de maio de 2021.

Em maio do ano passado, foi assinado um Termo de Cooperação com o Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) e houve a vistoria no terreno por parte da Caixa Econômica. São exigências para que seja emitido o laudo de aprovação do empreendimento.

Apesar de não detalhar prazo, Silveira garantiu que a obra seria entregue à população dentro do período previsto.

“Todo o corpo técnico da Semam vem atuando para a construção do Hospital para que a obra seja entregue à população dentro do prazo, seguindo os critérios de segurança. Sabemos da importância que um equipamento desse tem para a qualidade de vida dos animais e também para a saúde da população”, reafirmou em 4 de maio de 2022.

Foto: Secom João Pessoa

Em agosto do ano passado, o secretário publicou em seu perfil no Instagram um vídeo do início das obras. “Hoje pela manhã iniciou (sic) as obras do futuro Hospital público Veterinário de João Pessoa. Mais uma promessa de campanha que inicia na gestão do prefeito Cícero Lucena, que mais tem trabalhado pela causa animal”, celebrou.

No local que já poderia estar estruturado o equipamento voltado para saúde animal, o que se vê é a presença de animais soltos, sujeira, imóvel abandonado e mato. O muro do prédio público se transformou em plataforma gratuita para propaganda de empresas privadas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com o abandono por parte da Prefeitura, o local virou ironicamente lugar de abrigo para animais abandonados. Nele, moradores resolveram alimentar os bichos, ao invés de deixar que cães e gatos saciem a fome com resto de comida despejado.

É o caso da corretora Ana Ribeiro. Moradora da região, mesmo grávida, ela vai com frequência ao terreno, juntamente com o esposo, para deixar ração. Além dos animais presentes no terreno destinado ao Hospital Veterinário, há presença de cachorros também em um local usado como armazém de coleta seletiva.

“A gente está alimentando eles porque estão todos aí passando fome e não aguento ver isso”.

Prefeitura lança Clínica Pet e promete R$ 5 milhões para Hospital

No final do mês passado, o prefeito Cícero Lucena (PP) fez uma série de anúncios voltadas para Causa Animal. Vinte meses após o anúncio de junho de 2021, a promessa voltou a ser reforçada por Lucena.

O gestor enfatizou a edificação do Hospital, localizada entre os Bairros dos Estados e Mandacaru, orçado em R$ 5 milhões, além da reforma do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses; o lançamento de mais uma unidade do castramóvel e a criação de um canal on-line que facilite a adoção de animais.

“Os animais de estimação estão cada vez mais presentes na vida das pessoa, das famílias. Se antes o ser humano cuidava dos animais, hoje os bichos cumprem papel essencial na saúde mental dos humanos. Fico feliz em cumprir esse compromisso de campanha e ir além. Estamos trazendo estrutura, tecnologia e promovendo a educação para o cuidado e respeito aos pets”, afirmou Cícero, durante a entrega da Clínica Pet Municipal de João Pessoa, que funcionará na Zona Sul e deve realizar cerca de 500 procedimentos ao mês, incluindo exames (clínicos, laboratóriais e radiológicos), castração e cirurgias.

Prefeito Cícero Lucena (PP) durante anúncios de pacote de ações voltadas à causa animal no mês passado

Em seu plano de governo apresentado à Justiça Eleitoral em 2020, Cícero prometeu “contemplar estabelecimentos comerciais, como clínicas veterinárias, veterinários autônomos, entre outros, que atuem em parceria com os objetivos da Prefeitura Municipal e com boas práticas do bem-estar animal”, além de “descentralizar os serviços de atendimento para socorro a animais domésticos nos bairros da cidade de João Pessoa, e promover ações conjuntas com os municípios da região metropolitana”.

Hoje, Dia Nacional do Animal, João Pessoa ainda espera pelo cumprimento da promessa, reiterada várias vezes durante agendas oficiais pelo prefeito e secretários. Por enquanto, como muitos animais da cidade, o projeto do Hospital segue abandonado.

Wallison Bezerra – MaisPB

Leia Também