João Pessoa, 20 de maio de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Francisco Leite Duarte é Advogado tributarista, Auditor-fiscal da Receita Federal (aposentado), Professor de Direito Tributário e Administrativo na Universidade Estadual da Paraíba, Mestre em Direito econômico, Doutor em direitos humanos e desenvolvimento e Escritor. Foi Prêmio estadual de educação fiscal ( 2019) e Prêmio Nacional de educação fiscal em 2016 e 2019. Tem várias publicações no Direito Tributário, com destaque para o seu Direito Tributário: Teoria e prática (Revista dos tribunais, já na 4 edição). Na Literatura publicou dois romances “A vovó é louca” e “O Pequeno Davi”. Publicou, igualmente, uma coletânea de contos chamada “Crimes de agosto”, um livro de memórias ( “Os longos olhos da espera”), e dois livros de crônicas: “Nos tempos do capitão” …

O golpe dos aloprados

Comentários: 0
publicado em 20/05/2022 às 07h00
atualizado em 19/05/2022 às 19h30

Facão, pedra, pau, revólveres, espingardas, marias-moles, arminhas. Arruaceiros, marombeiros, velhotes machistas, misóginos, racistas, testosterona ralinha, patricinhas deslumbradas, velhotas robotizadas. Ah! E alguns tanques caducos e mijados. A horda capitaneada pela histeria levanta-se e ataca a razão.

A razão, em passado recentíssimo, foi cúmplice e covarde dessa gente escrota, mas está em hora de se arrepender ou de se locupletar do necessário oportunismo da ocasião, por isso está fria e limpinha, mas a balbúrdia dos golpistas covardes não a ouve, mancomunada com os instintos da selvageria. Todos, eufóricos, correm pra lá e pra cá, com o cu piscando de tamanha desfaçatez.

Alguém, vestido com as cores da bandeira do Gabão, com uma réplica da estátua da liberdade, desfila pelas ruas, clama por ditadura. (foto) A bancada do boi, da bala e da bíblia o segue em adoração. Algumas velhotas enxeridas, em nome dos bons costumes e da família, gritam, e gritam, e gritam o nome de Jesus, em vão. Nem os seus maridos, que estão nos braços das amantes, ouvem as idiotas.

Falsos cristãos estão entupidos de ódio e enxergam razão divina nas labaredas saídas das ventas do gado brabo e da besta-fera.

Alguns, sem acreditar na burrice do brasileiro, alertam: Gado dadeiro solto. Protejam-se! A mediocridade dos perdedores tem a fama de ser truculenta com a inteligência e a tolerância. Protejam-se!

Uns chamam essa presepada de tentativa de golpe; outros chamam de maluquice dos incautos, o delírio dos ditadores, o desespero dos perdedores, a ruina dos aloprados.

Tudo delírio. Acabou-se o Viagra, e as próteses penianas foram furtadas pelos políticos do Centrão. Tudo muito tétrico, hierarquia a ser refeita, razão a ser posta no lugar, moral lá embaixo. Não há mais o que fazer. Todos voltam para casa de pau murcho e chifres caídos. Algumas vivandeiras continuam trepadas nos pés de goiabeira contando carneirinhos.

Vida que segue. As instituições e as pessoas de bom senso resistiram.

@professorchicoleite

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas