João Pessoa, 20 de maio de 2022 |
--ºC / --ºC
Dólar
-
Euro
Francisco Leite Duarte é Mestre e Doutorando em Direito pela UFPB. É professor da Universidade Estadual da Paraíba, Jurista, Escritor, Palestrante e Auditor Fiscal. Prêmio nacional de educação fiscal 2016 e prêmio estadual e nacional de educação fiscal 2019. Na literatura, publicou o romance “O pequeno Davi”, uma coletânea de contos chamada “Crimes de Agosto” e uma coletânea de prosa poética (este em parceria com Cavichioli), chamada “Decifra-me ou te devorarei
Facão, pedra, pau, revólveres, espingardas, marias-moles, arminhas. Arruaceiros, marombeiros, velhotes machistas, misóginos, racistas, testosterona ralinha, patricinhas deslumbradas, velhotas robotizadas. Ah! E alguns tanques caducos e mijados. A horda capitaneada pela histeria levanta-se e ataca a razão.
A razão, em passado recentíssimo, foi cúmplice e covarde dessa gente escrota, mas está em hora de se arrepender ou de se locupletar do necessário oportunismo da ocasião, por isso está fria e limpinha, mas a balbúrdia dos golpistas covardes não a ouve, mancomunada com os instintos da selvageria. Todos, eufóricos, correm pra lá e pra cá, com o cu piscando de tamanha desfaçatez.
Alguém, vestido com as cores da bandeira do Gabão, com uma réplica da estátua da liberdade, desfila pelas ruas, clama por ditadura. (foto) A bancada do boi, da bala e da bíblia o segue em adoração. Algumas velhotas enxeridas, em nome dos bons costumes e da família, gritam, e gritam, e gritam o nome de Jesus, em vão. Nem os seus maridos, que estão nos braços das amantes, ouvem as idiotas.
Falsos cristãos estão entupidos de ódio e enxergam razão divina nas labaredas saídas das ventas do gado brabo e da besta-fera.
Alguns, sem acreditar na burrice do brasileiro, alertam: Gado dadeiro solto. Protejam-se! A mediocridade dos perdedores tem a fama de ser truculenta com a inteligência e a tolerância. Protejam-se!
Uns chamam essa presepada de tentativa de golpe; outros chamam de maluquice dos incautos, o delírio dos ditadores, o desespero dos perdedores, a ruina dos aloprados.
Tudo delírio. Acabou-se o Viagra, e as próteses penianas foram furtadas pelos políticos do Centrão. Tudo muito tétrico, hierarquia a ser refeita, razão a ser posta no lugar, moral lá embaixo. Não há mais o que fazer. Todos voltam para casa de pau murcho e chifres caídos. Algumas vivandeiras continuam trepadas nos pés de goiabeira contando carneirinhos.
Vida que segue. As instituições e as pessoas de bom senso resistiram.
@professorchicoleite
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
EDUCAÇÃO - 01/07/2022