João Pessoa, 03 de setembro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ITÁLIA

Ministro Aguinaldo Ribeiro participa de debate no Fórum Urbano em Nápoles

Comentários: 0
publicado em 03/09/2012 ás 16h30

 O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, participou nesta segunda-feira (03/09), do VI Forum Urbano Mundial, que reúne 55 autoridades em urbanismo de vários países, na cidade de Nápoles, na Itália. O fórum é um dos mais importantes eventos sobre questões urbanas no cenário mundial, organizado pela Organização das Nações Unidas para a Habitação (ONU-Habitat).

Nesta edição, a agenda de debates discute medidas para o futuro das cidades. “A crescente urbanização mundial exige que momentos como este sejam imprescindíveis para consolidar a agenda urbana”, disse o ministro. Além dos debates, o ministro atendeu ao pedido de audiência da economista chefe do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Heid Crebo-Redker.

A discussão sobre o futuro das cidades e a troca de experiências ocorreram durante uma mesa redonda com a participação de Aguinaldo Ribeiro, representando o Brasil, e os ministros da Itália, Arábia Saudita, Quênia, Jordânia e Noruega. Na oportunidade, ele comentou sobre o crescimento dos centros urbanos brasileiros.

“Há um movimento migratório da população rural para as cidades de médio porte, em busca de novas oportunidades”, disse. Este fenômeno, segundo o ministro, passou a exigir das autoridades brasileiras mais investimentos nos municípios com até 700 mil habitantes.

O planejamento foi outro ponto do debate que, na opinião do ministro, é importante para promover o desenvolvimento urbano. No seu pronunciamento, ele concordou com o diretor presidente da ONU Habitat, Joan Closs, que considera necessário planejar medidas para o futuro das cidades.

A ONU-Habitat divulgou estudos que mostram que até 2016 as cidades terão o dobro da população atual. “Eu concordo com Joan Closs, o resultado de um bom planejamento é o desenvolvimento urbano adequado para enfrentar o crescimento populacional previsto para os próximos anos”, observou.

O enfrentamento da crise econômica foi uma das questões propostas ao ministro durante o debate. Ele destacou que a consolidação de uma política econômica com adoção de medidas eficientes voltadas para o social criaram condições para aumentar a renda familiar. O programa Minha Casa, Minha Vida, disse Aguinaldo Ribeiro, além de dar moradia digna para milhões de famílias brasileiras, gerou empregos e a economia brasileira. “O programa é sempre avaliado para avançarmos ainda mais no desenvolvimento social do nosso país”, informou.

O primeiro compromisso do ministro, em Nápoles, foi passar a sede do forum para as autoridades italianas. O V Forum Urbano Mundial foi realizado em 2010, no Rio de Janeiro. “Após 2010, o Brasil sediou a Rio+20 e passamos a incluir a sustentabilidade na agenda urbana mundial. Este tema ganhou mais importância na agenda do governo brasileiro”, disse após passar o martelo, símbolo da sede do fórum, para as autoridades italianas.

A agenda na Itália prossegue na terça-feira (04/09), em Turino, onde o ministro conhecerá o sistema de saneamento básico da cidade. Ele será acompanhado pelo governador da província, Piero Fassino, e o secretário de Meio Ambiente de Torino, Roberto Ronco.

Assessoria

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x