João Pessoa, 15 de abril de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Investigação

Ex-diretor da Abin é intimado pela PF por suposta espionagem ilegal

Comentários: 0
publicado em 15/04/2025 ás 11h15
atualizado em 15/04/2025 ás 11h29
Foto: Reprodução/Agência Brasil

A Polícia Federal intimou o ex-diretor adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alessandro Moretti, para prestar depoimento na investigação que apura um esquema de espionagem ilegal na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A previsão é que o depoimento aconteça na próxima quinta-feira (17), mesmo dia em que o atual diretor-geral da Abin, Luiz Fernando Correa.

Apesar de não ter ocupado cargo na Abin durante a gestão Bolsonaro, Moretti é alvo da investigação por suspeita de ter, já no governo Lula, atuado para dificultar o andamento das apurações. Segundo a PF, há indícios de que integrantes da cúpula da Abin, nomeados na atual gestão, teriam interferido restringido o acesso a dados.

A investigação foi aberta após dois agentes da Abin afirmarem à PF que o Brasil fez um ataque hacker ao Paraguai, na intenção de obter informações sobre as negociações com a Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Alessandro Moretti foi exonerado do cargo de diretor-adjunto da Abin em 30 de janeiro de 2024. Ele foi substituído por Marco Cepik.

MaisPB

MaisTV

Arcebispo da Paraíba vê em Leão XIV continuidade do legado de papa Francisco

BOLETIM DA REDAÇÃO - 09/05/2025

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas