João Pessoa, 05 de maio de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O presidente Lula (PT) oficializou, nesta segunda-feira (5), a demissão de Cida Gonçalves do Ministério das Mulheres. A ministra foi indicada para o Ministério por indicação da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, Janja. No lugar dela, assume a ex-ministra do Desenvolvimento Social Márcia Lopes. A nova titular da pasta tomou posse nesta segunda-feira.
Cida Gonçalves vinha sendo alvo frequente de críticas, inclusive de nomes dentro do próprio partido. Na avaliação de petistas, a ministra não tem feito entregas dentro do governo Lula, apesar de a pasta ter sido afetada com cortes no orçamento. Além disso, pesam contra Cida denúncias de assédio moral e racismo feitas por servidores do ministério.
Na última sexta-feira (2), a então ministra se reuniu com Lula, no Palácio do Planalto, em um encontro no qual ficou acertada sua saída.
Quem é a nova ministra das Mulheres, Márcia Lopes?
Formada em serviço social, a nova ministra é professora aposentada da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Foi secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social durante os primeiros mandatos de Lula e, em 2010, na gestão Dilma Rousseff (PT), assumiu a titularidade da pasta.
Ex-vereadora de Londrina, Márcia Lopes concorreu à prefeitura da cidade em 2012 e, nesse pleito, ficou em terceiro lugar. Em 2022, fez parte da equipe de transição do governo Lula na área de assistência social.
OPINIÃO - 02/05/2025