João Pessoa, 30 de janeiro de 2026 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
educação superior

Aluno de escola estadual da PB é aprovado em Medicina na UFCG

Comentários: 0
publicado em 30/01/2026 ás 15h53
atualizado em 30/01/2026 ás 17h24
Rian Sousa Costa, aprovado em 1º lugar em Medicina na UFCG

O estudante paraibano Rian Sousa Costa, de 17 anos, conquistou o 1º lugar no curso de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Ele concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Senador José Gaudêncio, localizada no município de Serra Branca, na Paraíba.

Rian sempre estudou em nossas escolas públicas. Ele foi premiado diversas vezes ao longo dos últimos anos, inclusive com o título de Melhor aluno do ano na 5ª GRE.

Em entrevista, Rian compartilhou a trajetória até alcançar a tão sonhada vaga. Para o estudante, a conquista foi resultado de uma rotina marcada por disciplina, foco e organização.

“Minha rotina foi construída com muita disciplina e foco. Pela manhã eu participava das aulas na escola, à tarde eu estudava em casa, revisava conteúdos e ia adiantando materiais. Voltando à escola, eu tirava minhas dúvidas com os professores e pude aproveitar cada oportunidade de aprendizado”, disse Rian.

Ele se tornou o 1º estudante quilombola, de toda a história do Desafio Nota 1000, a entrar para o curso mais concorrido do Brasil: Medicina.

O estudante também destacou a importância dos programas educacionais oferecidos pela rede estadual, que contribuíram diretamente para sua preparação.

“Os programas da rede estadual foram fundamentais. Em 2024, eu participei de projetos como o intercâmbio, que fui para a Inglaterra pelo Conexão Mundo e também o Desafio Nota 1000. O apoio da família e dos professores foi essencial”, concluiu.

MaisPB