João Pessoa, 23 de novembro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
FÓRMULA 1

Lewis Hamilton vence é conquista o bi. Massa é o segundo

Comentários: 0
publicado em 23/11/2014 às 13h03

 O britânico Lewis Hamilton é bicampeão mundial de Fórmula 1. Ele confirmou o favoritismo e conquistou o título da temporada de 2014 vencendo a última prova da temporada, neste domingo, no GP de Abu Dhabi, no circuito de Yas Marina. Esperava-se um grande duelo entre Hamilton e seu companheiro de equipe, o alemão Nico Rosberg, o único que tinha chances de impedir o título do britânico. Na corrida que fechou o campeonato, porém, foi o brasileiro Felipe Massa, da Williams, quem duelou com Hamilton – com problemas no carro, Rosberg ficou muito longe de ameaçar o colega de escuderia. Com um desempenho excepcional neste domingo, Massa liderou parte da prova e compensou a desvantagem no equipamento – a Mercedes é disparada a melhor equipe do ano – com muito arrojo e uma boa estratégia. Nas últimas voltas, o brasileiro fez de tudo para alcançar o britânico, mas não conseguiu retomar a liderança. Ficou em segundo, à frente do finlandês Valtteri Bottas, também da Williams, que completou o pódio. A Mercedes não era campeã da Fórmula 1 desde os tempos de Juan Manuel Fangio, nos anos 1950.

Hamilton largou para o último GP do ano com dezessete pontos de vantagem sobre o rival e precisando apenas de um segundo lugar para ficar com o título. Rosberg tinha de vencer e ainda torcer para o britânico ficar no máximo em terceiro. Mas a chance do alemão começou a encolher logo na largada, quando o britânico aproveitou um erro do concorrente e saltou na frente. Rosberg tentou perseguir Hamilton, mas começou a reclamar de problemas mecânicos em seu carro, que não tinha o mesmo rendimento que o do líder da prova e do campeonato. Na volta de número 27, ele caiu para terceiro, ultrapassado por Felipe Massa. O brasileiro assumiu a ponta na volta 32, quando Hamilton fez seu segundo pit stop na prova. Na volta 35, quando já tinha sido ultrapassado também por Valtteri Bottas, Rosberg ficou ainda mais distante do título: fez um pit stop lento e voltou para a pista só em sétimo lugar. Ao se comunicar com a equipe pelo rádio, o alemão demonstrava desespero, perguntando em qual posição ele precisaria chegar para ser campeão caso o companheiro de time batesse ou abandonasse a prova.

Hamilton, porém, administrava bem a prova, conduzindo o carro com segurança e mostrando que não estava preocupado em tentar alcançar Massa – ele queria apenas somar os pontos necessários para confirmar o título. Rosberg, enquanto isso, continuava em apuros: na volta 42, lutando contra os problemas do carro, ele chegou a sair da pista. Massa, que adiou ao máximo sua segunda parada nos boxes, fez seu último pit stop faltando onze voltas para o final. O brasileiro perdeu a liderança, mas voltou à pista disposto a alcançar Hamilton e conquistar sua primeira vitória pela Williams. Com pneus novos, Massa passou a diminuir a vantagem do britânico. Faltando oito voltas, o brasileiro fez a melhor volta da corrida e passou a arriscar ainda mais para fechar o ano com mais um troféu de primeiro lugar para sua estante. A diferença continuou caindo até os últimos momentos da prova, mas não houve tempo para que Massa grudasse no campeão e conseguisse ultrapassá-lo. Hamilton, que fez uma temporada extraordinária, venceu pela 11ª vez no ano. "Bom trabalho, parabéns, você é uma lenda", disse pelo rádio o príncipe Harry, que foi a Abu Dhabi para torcer pelo britânico.

Veja

Leia Também