João Pessoa, 21 de abril de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O Vaticano anunciou que o corpo do Papa Francisco será velado na Basílica de São Pedro, em Roma, a partir da manhã de quarta-feira (23), para que fiéis possam prestar suas últimas homenagens. Francisco morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, após 12 anos de pontificado.
Ao contrário da tradição recente, o Papa será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, também em Roma — algo que não ocorria desde 1903, com o Papa Leão XIII.
Com a morte de Francisco, a Igreja entra no período da Sé Vacante, quando o comando passa a ser exercido temporariamente pelo camerlengo — atualmente o cardeal Kevin Joseph Farrell. Cabe a ele organizar o Conclave que elegerá o novo pontífice.
As cerimônias fúnebres seguem normas aprovadas pelo próprio Francisco em 2024. Elas começam nesta segunda-feira (21):
14h (horário de Brasília): missa de sufrágio na Basílica de São João de Latrão, celebrada pelo cardeal Baldo Reina.
15h: ritos de confirmação da morte e deposição do corpo no caixão, na Capela de Santa Marta, conduzidos pelo camerlengo.
O corpo será colocado em um caixão de madeira com revestimento de zinco, seguindo o pedido de simplicidade feito por Francisco. Ele será exposto diretamente sobre o caixão, sem uso de esquifes elevados.
O enterro deverá ocorrer entre quatro e seis dias após a morte. Durante o período, missas serão celebradas por nove dias consecutivos, seguindo a tradição do novendiales.
MaisPB
QUALIDADE DE VIDA - 24/04/2025