João Pessoa, 26 de abril de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O corpo do papa Francisco foi levado neste sábado (26) para a Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, onde será sepultado em uma cerimônia reservada, sem a presença do público e sem transmissão ao vivo.
Após a celebração da Missa das Exéquias, conduzida na Basílica de São Pedro pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais, o cortejo percorreu as ruas da capital italiana. No trajeto, o papamóvel passou por pontos históricos e emblemáticos, como o Coliseu, o Fórum Romano e a Igreja Il Gesù, sede da Companhia de Jesus, ordem religiosa à qual Francisco pertencia.
Ao chegar à Santa Maria Maggiore, os carregadores do caixão fizeram uma parada diante do ícone mariano diante do qual o pontífice costumava rezar. Em um gesto de homenagem e afeto, crianças depositaram flores brancas no altar.
Francisco faleceu na segunda-feira (21), aos 88 anos, em consequência de um acidente vascular cerebral (AVC) associado a um quadro de insuficiência cardíaca.
A cerimônia contou com a presença de cerca de 50 chefes de Estado, entre eles o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente norte-americano Donald Trump e o presidente argentino Javier Milei, que acompanharam a missa fúnebre em Roma.
MaisPB
QUALIDADE DE VIDA - 24/04/2025