João Pessoa, 02 de maio de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O príncipe Harry perdeu o recurso que movia na Justiça britânica contra a redução de sua proteção policial no Reino Unido. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (2) pelo Tribunal de Apelação de Londres, onde Harry havia sido ouvido no início de abril após uma derrota na primeira instância.
A ação judicial foi motivada pelas mudanças feitas pelo governo britânico nos arranjos de segurança do príncipe desde que ele e sua esposa, Meghan Markle, renunciaram aos deveres da realeza. Harry tentava anular uma decisão do Tribunal Superior do Reino Unido de manter a decisão do Comitê Executivo para a Proteção da Realeza e Figuras Públicas (RAVEC) de rebaixar sua segurança.
Em sua decisão, o juiz Geoffrey Vos reconheceu que a defesa do príncipe apresentou “argumentos poderosos e comoventes”, mas negou o pedido.
“Ficou claro que o Duque de Sussex se sentiu maltratado pelo sistema, mas concluo – tendo estudado os detalhes da extensa documentação – que não posso dizer que o sentimento de queixa do Duque se traduziu em um argumento legal para contestar a decisão da RAVEC”, diz a decisão.
Harry e Meghan se mudaram para os Estados Unidos, em 2020. Desde então, Harry deixou de contar com a proteção policial rotineira bancada por recursos públicos.
MaisPB
OPINIÃO - 02/05/2025