João Pessoa, 19 de dezembro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
tecnologia da UFCG

Açude Velho deve ganhar projeto para despoluir água

Comentários: 0
publicado em 19/12/2019 ás 15h33
Açude Velho, em Campina Grande - Foto: Arthur Aranha

O Açude Velho, principal cartão postal de Campina Grande, será palco de um projeto piloto de despoluição da sua água. Nesta quarta-feira (18), técnicos do Laboratório de Referência em Dessalinização (LABDES) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) fizeram uma demonstração das condições de potabilidade das águas do reservatório, após aplicação de técnicas inovadoras desenvolvidas no laboratório.

Uma equipe coordenada pelo professor Kepler França, responsável pelo LABDES, apresentou a técnica aos secretários Tovar Correia Lima (Planejamento), Lucas Ribeiro (Ciência e Tecnologia) e Renato Gadelha Agricultura).

Tovar destacou o compromisso do prefeito Romero Rodrigues em firmar parcerias para viabilizar o projeto. Kepler destacou que a experiência teve o objetivo de mostrar que a cidade dispõe de tecnologia para fazer a limpeza de reservatórios e tratar de águas doces poluídas. Há uma grande perspectiva, segundo ele, de se montar uma unidade para tratar a água que alimenta o Açude Velho.

O professor informou que a experiência revelou as condições de potabilidade das águas do reservatório, após a aplicação de técnicas inovadoras desenvolvidas no laboratório. O próprio cientista, como os secretários municipais presentes, provaram da água despoluída do açude, numa demonstração de viabilidade da iniciativa. Segundo Kepler França, a UFCG já dispõe de protótipo do projeto de engenharia destinado à montagem da estrutura a ser implantada nas bordas do Açude Velho.

“Temos todo o interesse em colocar essa iniciativa em prática. Vamos trabalhar na elaboração do projeto para viabilizar essa ação que trará benefícios ambientais e tornará ainda mais belo o principal cartão postal da nossa Rainha da Borborema. O que mais nos orgulha é que se trata de uma tecnologia local e que realmente funciona. Observamos a água ficar totalmente limpa e isso nos impressionou”, disse o secretário de Planejamento, Tovar Correia Lima.

MaisPB