João Pessoa, 23 de setembro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A Black Friday transforma o celular em uma vitrine frenética, portanto entender o que o consumidor digital pensa é o segredo para lotar o carrinho. No Brasil, esse evento é gigante, com 78% dos compradores pesquisando preços e avaliações online antes de decidir. Mas porque estamos falando disso em setembro, se a Black não é em novembro?
Milhões de pessoas caçam as melhores ofertas nas plataformas digitais com antecedência e essa busca tem começado meses antes, principalmente para bens de consumo com valor maior agregado. Mas para isso precisa-se entender como funciona a percepção do cliente para vender melhor.
Vamos começar pelo básico: O que é percepção, de verdade?
Segundo o dicionário Michaelis percepção é “o processo de interpretar estímulos sensoriais para formar uma ideia ou impressão sobre algo”. No consumo, é o jeitinho que o cliente enxerga seu negócio, baseado no que ele vê, lê ou ouve.
Philip Kotler, guru do marketing, afirma que “a percepção do consumidor é mais forte que a realidade, pois é ela que guia suas escolhas”. Por exemplo, na Black Friday, quando a pressa por descontos é febre, essa percepção decide quem leva a venda. Além disso, em um cenário onde 78% dos brasileiros verificam o histórico de preços e avaliações antes de comprar, ignorar isso pode ser fatal para as vendas.
Percepção nas redes sociais: o palco da Black Friday
Certamente, Na Black Friday, as redes sociais são o coração da percepção do consumidor. De acordo com pesquisas de 2024,cerca de 78% dos brasileiros checam avaliações online antes de comprar, e plataformas como Instagram e TikTok ditam as escolhas. Robert Kozinets, criador da netnografia que estuda o comportamento do consumidor na internet explica que “o consumidor digital cocria narrativas em tempo real”. Assim, um comentário sobre “descontos falsos” pode afundar uma campanha, enquanto um elogio no TikTok vira ouro.
Como a percepção impacta seu negócio
A percepção do consumidor digital na Black Friday não é só papo de redes ela mexe com seus resultados. Russell Belk, um dos maiores pesquisadores de comportamento do consumidor do mundo diz que “o consumo digital reflete a identidade do cliente, amplificada por experiências online”. No Brasil, onde a Black Friday gerou R$9,3 bilhões em vendas online no final de semana de 2024 devemos prestar atenção em 3 fatores: engajamento, fidelidade e vendas andam de mãos dadas sempre.
Quer turbinar suas vendas na Black Friday? Treine sua equipe de vendas e marketing para ficar de olho na percepção do consumidor na internet. Primeiro, ensine a ouvir as redes com atenção. Capacite seu time para monitorar Instagram, TikTok e fóruns. Mostre como identificar sentimentos, como “confio na promoção” ou “parece enganação” podem mudar uma venda.
Prepare sua equipe para responder com empatia e rapidez, reforçando uma percepção positiva. Ensine que cada interação molda a confiança do cliente. Assim, crie roteiros simples: agradeça o feedback, resolva o problema e ofereça algo extra, como um desconto exclusivo.
Terceiro, transforme insights em ações rápidas. Incentive seu time a usar os dados para ajustar estratégias. Uma empresa de delivery treinou gerentes para identificar reclamações sobre prazos no WhatsApp e adotou entregas expressas na Black Friday, recuperando 15% dos clientes insatisfeitos. Além disso, integre ferramentas de análise para medir o impacto, garantindo que sua equipe veja resultados concretos.
A Black Friday é sua chance de brilhar
Entender a percepção do consumidor é mais do que uma estratégia é o caminho para conquistar corações e carrinhos. Como diz Kotler, “o cliente não quer só descontos; ele quer sentir que a marca entende ele”. Treine sua equipe para captar o que o cliente sente, e sua empresa vai ser a estrela da temporada. Que tal começar escutando as redes sociais hoje? Com mais de 90% dos brasileiros engajados nas compras em 2024, o momento é agora para aplicar essas dicas e impulsionar seu negócio pensando em dados e gerando estratégias.
Maria Augusta Ribeiro é especialista em comportamento digital e Netnografia no Belicosa.com.br
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NA ONU - 23/09/2025