João Pessoa, 05 de maio de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ECONOMIA

Assessor de Dilma defende solução para divergências entre Brasil e Argentina

Comentários: 0
publicado em 05/05/2013 às 14h25

 BUENOS AIRES, 05 Mai 2013 (AFP) – Brasil e Argentina procuram resolver a fundo suas divergências econômicas, afirmou Marco Aurélio Garcia, assessor para assuntos internacionais da presidente Dilma Rousseff, em entrevista publicada neste domingo pelo jornal Página 12.

‘O que estamos tentando alcançar é uma solução duradoura e profunda para estas diferenças (nas relações econômicas)’, declarou o assessor.

Existe ‘a necessidade de preservar a relação’, já que ‘não acredito que a Argentina e o Brasil podem pensar em si mesmos como totalmente independentes um do outro’.

O assessor de Dilma admitiu que ‘a criação de algumas barreiras (argentinas às importações brasileiras) não é algo positivo. Mas é algo que também tem que ser resolvido de forma conjunta’.

As discrepâncias bilaterais foram abordadas por Dilma com sua colega argentina Cristina Kirchner durante uma cúpula em Buenos Aires em 25 de abril. Novas reuniões serão realizadas para prosseguir com as negociações.

No Brasil há um descontentamento com as barreiras protecionistas, consideradas responsáveis por uma queda anual de 20% das exportações para a Argentina em 2012.
Já a Argentina está preocupada com a decisão da gigante mineradora Vale de abandonar um megaprojeto de produção e transporte de potássio com o argumento de que o custo do investimento cresceu de 6 a 12 bilhões de dólares.

A Argentina é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas de China e Estados Unidos, enquanto que os principais parceiros da Argentina são Brasil, China, Chile e Estados Unidos, nesta ordem, segundo dados oficiais dos dois países.

G1 com France Press

Leia Também

MaisTV

Ministério Público cobra fiscalização e pede prisão para poluidores das praias

LANÇAMENTO DE ESGOTOS - 16/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas