João Pessoa, 15 de novembro de 2025 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

Kubitschek Pinheiro
Cantora e compositora Christina Paz está se apresentando no Brasil com o show do novo álbum “Amigos para Sempre” em homenagem à consagrada dupla de compositores brasileiros, Vinicius de Moraes & Toquinho e a italiana Ornella Vanoni, amiga da dupla e célebre cantora ainda atuante no auge dos seus 91 anos.

Capa do álbum
O show já passou por São Paulo no Teatro Brigitte Blair,
A artista traz à memória de encontro desses grandes artistas, quando em meados dos anos 70, se juntaram para gravar o vinil intitulado “la voglia, la pazzia, l’incoscienza e l’allegria“, nos estúdios da RCA Victor em Roma e Milão, graças a Sérgio Bardotti, diretor artístico da gravadora, que foi escritor, poeta e o versionista das poesias do Vinicius neste memorável disco.
Em “Amigos para Sempre”, Christina convida o público a revisitar clássicos sob uma nova luz, acompanhada por um superquinteto formado por Humberto Mirabelli (violão, guitarra, arranjos e direção musical), Adriano Souza (teclado), Fernando Trocado (sax tenor, soprano e flauta), Jefferson Lescowich (baixo acústico e elétrico) e André Fróes (bateria).
.
Entre as canções apresentadas no show estão Tarde em Itapoã, Samba da Rosa, Samba pra Vinícius, Mais um Adeus e Eu sei que vou te amar, todas de Toquinho & Vinicius de Moraes, além dos sucessos interpretados por Ornella Vanoni como Io Che amo solo te (Sergio Endrigo), Senza Fine (Gino Paoli), entre outros clássicos.
Em conversa com o MaisPB, Christina Paz fala sobre esse momento em sua carreira e manifestou a vontade de cantar no nordeste: “Certamente, se a oportunidade surgir, quero muito conhecer a Paraiba, será uma grande honra para mim”.

MaisPB – Que beleza esse disco que agora virou show em que você presta homenagem a Vinicius , Toquinho e Ornella Vanoni. Vamos falar desse resultado?
Christina Paz – O resultado está sendo surpreendente e muito positivo, principalmente porque fiz um mix na mesma faixa musical da letra original de Vinícius de Moraes com a versão em italiano do Sergio Bardotti, grande escritor, poeta e jornalista, diretor artístico da antiga gravadora RCA Victor em Roma, nos anos 70.
MaisPB – Aliás, a sua interpretação das canções da cantora italiana, são fantásticas – como se deu essa descoberta?
Christina Paz – Muito me honra o seu elogio. Como sou descendente de italianos, desde criança comecei a apreciar o idioma e a escutar as interpretações das músicas de cantores italianos, em especial a cantora Ornella Vanoni, Gino Paoli, Peppino di Capri, dentre outros. Esta admiração me influenciou a prestar o vestibular para ingresso na faculdade de letras da UFRJ, a fim de aprofundar os estudos da língua e da literatura italianas.
MaisPB – Como se deu a escolha do repertório?
Christina Paz – A partir do vinil gravado pelos 3 artistas juntos neste álbum La voglia, la pazzia, l”incoscienza, l’allegria , que considero um grande encontro de gigantes da música brasileira, graças ao Sérgio Bardotti que os reuniu na gravadora em Roma. Confesso que não foi muito fácil escolher, mas optei por aquelas que são as mais clássicas e que contemplam o esmero da melodia, da letra, e da interpretação pelos artistas. Foi esta fonte que me inspirou conceber, idealizar e realizar o projeto “Amigos Para Sempre”. Cabe acrescentar que Ornella sempre foi admiradora da música brasileira e da dupla Toquinho e Vinicius, Tanto que no encarte deste vinil ela declara o seu profundo sentimento pela oportunidade “mágica” de estar e gravar com a dupla.
MaisPB – Ou seja “Amigos Para Sempre” vem do clássico “la voglia, la pazzia, l’incoscienza e l’allegria“?
Christina Paz – Exatamente, conforme mencionei nas respostas anteriores.
MaisPB – Tanto tempo celebrada como artista, não pensar em vir cantar no Nordeste?
Christina Paz – Certamente, se a oportunidade surgir será uma grande honra para mim.
MaisPB – Esse disco vem com muita força – tem o quinteto formado por Humberto Mirabelli (violão, guitarra, arranjos e direção musical), Adriano Souza (teclado), Fernando Trocado (sax tenor,soprano e flauta), Jefferson Lescowich (baixo acústico e elétrico) e André Fróes (bateria). Entre as canções apresentadas no show estão Tarde em Itapoã, Samba da Rosa, Samba pra Vinícius, Mais um Adeus e Eu sei que vou te amar, todas de Toquinho & Vinicius de Moraes, além dos sucessos interpretados por Ornella Vanoni como Io Che amo solo te (Sergio Endrigo), Senza Fine (Gino Paoli), entre outros clássicos. Vamos falar desses músicos?
Christina Paz –No show realizado no dia 23 de outubro, próximo passado, este quinteto de excelentes e experientes músicos me acompanhou brilhantemente, donos de currículos impecáveis, e que também trabalharam / trabalham com artistas consagrados como Paulinho da Viola, Leny Andrade, Emilio Santiago, Marcos Valle, Wanda Sá, Martinália, Roberto Menescal, Martinho da Vila, Bibi Ferreira, Carlos Lyra, Beth Carvalho, Gilberto Gil, Nana Caymmi, Dori Caymmi, Marcelo Martins, dentre tantos outros. Já na gravação do CD, pude contar com as participações de: Rômulo Gomes, no contrabaixo acústico e elétrico; na percussão, Macaco Branco, mestre de bateria da escola de samba Unidos de Vila Isabel; Yuri Reis, no violino; e também o grande pianista, arranjador , compositor, professor e produtor Antonio Adolfo, meu padrinho musical, cuja especial presença no show abrilhantou ainda mais o espetáculo.
MaisPB – Você também é professora, produtora fonográfica e cultural? Fala pra gente desse aprendizado que você passa para os alunos?
Christina Paz –Procuro atender às expectativas dos alunos na medida em que eles vêm a mim a fim de achar soluções para as suas dificuldades, seja no aprendizado musical em sala de aula ou particular, seja em escolhas de repertório para uma produção musical e fonográfica, seja também em criação de projetos culturais musicais de shows e ou consultorias avulsas. Busco sempre despertar nos alunos talentos e capacidade ainda adormecidos, potencializá-los, desenvolvê-los, e durante o percurso do aprendizado, conscientizá-los dos benefícios que o processo dessas práticas trarão para as suas vidas.
Assista aqui o videoclipe
VIOLÊNCIA - 14/11/2025