João Pessoa, 08 de maio de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A Paraíba registrou, entre janeiro e abril de 2025, 216 colisões de veículos contra postes da rede elétrica. O levantamento foi divulgado pela Energisa, que afirmou que o número representa uma redução de 4% em relação ao mesmo período de 2024, quando ocorreram 226 casos.
Apesar da leve queda, o cenário ainda é preocupante. Apenas nos primeiros dias de maio deste ano, já foram registradas mais de cinco ocorrências. Esse tipo de acidente, além de colocar vidas em risco, provoca interrupções no fornecimento de energia. Somente neste ano, cerca de 75 mil clientes foram afetados diretamente, entre eles residências, hospitais, escolas e estabelecimentos comerciais.
“Um trânsito seguro é responsabilidade de todos. É muito importante que os motoristas estejam atentos, pois além de colocarem em risco a própria segurança, uma colisão em poste gera também transtornos a todos da vizinhança onde ocorre o acidente”, destaca Danielly Formiga, gerente de construção e manutenção da Energisa Paraíba.
Conforme a regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os custos de reparo das estruturas danificadas – como postes, transformadores e cabos – são de responsabilidade do condutor causador do acidente.
De acordo com a Energisa, em caso de abalroamento em postes, os ocupantes do veículo devem permanecer dentro do automóvel, evitando contato com áreas externas, pois pode haver risco de choque elétrico. Também é importante não se aproximar de fios caídos. A orientação é acionar imediatamente os serviços de emergência, como o Corpo de Bombeiros e o Samu, e a própria Energisa.
MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 08/05/2025