João Pessoa, 07 de maio de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
colisão

Paraíba já contabilizou mais de 200 colisões em postes em 2025

Comentários: 0
publicado em 07/05/2025 ás 15h25
atualizado em 07/05/2025 ás 15h28

A Paraíba registrou, até o mês de abril, 216 colisões com postes em todo estado no ano de 2025. O número é 4% menor, quando comparado ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizadas 226 colisões.

No entanto, o cenário ainda preocupa: apenas nos primeiros dias de maio deste ano, já foram registradas mais de 5 ocorrências. Além de colocar vidas em risco, os abalroamentos provocam interrupções no fornecimento de energia, afetando diretamente cerca de 75 mil clientes neste ano, incluindo residências, hospitais, escolas e comércios.

No Maio Amarelo, mês dedicado à conscientização por um trânsito mais seguro, a Energisa alerta para os perigos das colisões de veículos em postes da rede elétrica. A campanha Maio Amarelo tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância da segurança no trânsito, com foco na redução de acidentes e na preservação da vida.

“Um trânsito seguro é responsabilidade de todos. É muito importante que os motoristas estejam atentos, pois além de colocarem em risco a própria segurança, uma colisão em poste gera também transtornos a todos da vizinhança onde ocorre o acidente”, destaca Danielly Formiga, gerente de construção e manutenção da Energisa Paraíba.

Além da preocupação com a segurança das pessoas, visando em reduzir os impactos no fornecimento de energia causados pelas colisões em postes, a Energisa conta com um sistema com tecnologias de automação e manobras remotas. Esse sistema permite que, em muitas situações, a energia seja restabelecida de forma quase imediata e segura, minimizando os prejuízos para a população.

“Tudo isso é feito no nosso Centro de Operações Integrado, que monitora a rede 24 horas por dia, sendo possível, na maioria das vezes, a realização de manobras automáticas e remotas para reestabelecer o fornecimento o mais rápido possível”, explica a gerente.

A empresa também reforça que, conforme a regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os custos de reparo das estruturas danificadas – como postes, transformadores e cabos – são de responsabilidade do condutor causador do acidente. Além disso, é fundamental que, em caso de abalroamento em postes, os ocupantes do veículo permaneçam dentro dele, evitando contato com áreas externas, pois pode haver risco de choque elétrico.

MaisPB