João Pessoa, 11 de dezembro de 2025 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

A CPI dos Combustíveis da Câmara Municipal de João Pessoa deve ser concluída na próxima semana e constatou indícios evidentes de cartelização entre postos da capital. A declaração foi feita na manhã desta quinta-feira (11) pelo autor do pedido que criou a comissão, o vereador Guguinha Moov Jampa (PSD).
Guguinha revelou que protocolou, na última quarta-feira (10), um relatório com 14 páginas que detalham as conclusões da CPI e o entregou ao relator, vereador Tarcísio Jardim (PP).
De acordo com Guguinha, as provas colhidas durante audiências públicas e análises técnicas apontam de forma clara para uma ação coordenada no reajuste de R$ 0,40 do combustível registrado anteriormente. Além da suspeita de cartelização, a CPI também identificou irregularidades em postos de combustíveis, como adulteração de gasolina e manipulação de bombas de abastecimento.
“No meu relatório pelo menos, a gente constatou que naquele aumento dos 40 centavos existia sim o cartel e estava na cara que existia um cartel quando eles se juntavam para combinar valores. As provas foram evidentes aqui nas audiências públicas”, afirmou.
Guguinha ainda reforçou o trabalho do Procon-JP e reforçou que as ações de fiscalização já trouxeram efeitos positivos para os consumidores.
“Faz mais de três meses que a gente não vê aumento na cidade de João Pessoa”, destacou.
O parlamentar adiantou que o relatório final da CPI deve apontar responsabilidades e encaminhar o caso para o Ministério Público.
MaisPB
SUPERINTENDENTE - 11/12/2025





