João Pessoa, 06 de dezembro de 2025 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

Kubitschek Pinheiro – MaisPB
Foto: Carlos Marques
Assim como nossa Hora H, da Rede Mais Rádios, que tem seis anos no ar, com os jornalistas Heron Cid e Wallison Bezerra e o melhor programa da hora dos anjos, às 18h, que leva cultura, politica e variedades, a Rádio Samba do Rio em comemoração ao Dia Nacional do Samba e ao seu aniversário de dois anos, lançou novos programas, incluindo “Samba na Cozinha”, que une música e gastronomia. A iniciativa celebra a história e o legado do samba, que é patrimônio da cultura brasileira, e reflete a importância do gênero na identidade nacional.
O batuque não para nunca, nem lá nem cá. A Rádio Sambaa, pioneira rádio online 100% dedicada ao gênero, lança dois novos programas que reforçam sua essência: valorizar a memória e revelar o novo. No Dia Nacional do Samba ( dia 2 deste mês), marcaram a estreia Samba na Cozinha, que mistura música e gastronomia em uma experiência cultural única, com participação de Xande de Pilares e do chef Toninho Momo, do Bar do Zeca Pagodinho, no primeiro episódio.
A sacada é boa demaos. Idealizada por Dudu Pagodinho, filho de Zeca Pagodinho e diretor artístico e audiovisual, e por Maurício Barzilai, publicitário e mestre em inovação, a Rádio Samba se consolidou como o principal canal digital dedicado ao gênero no Brasil. Com aplicativo próprio e programação gratuita 24 horas por dia, a plataforma mistura música, memória, gastronomia, audiovisual e impacto social, sempre com a missão de manter viva a alma do samba.

Dudu Pagodinho e Maurício Barzilai
O que é o Dia Nacional do Samba: Comemorado em 2 de dezembro, o dia é uma celebração da cultura afro-brasileira e do samba, considerado patrimônio imaterial do Brasil.
A Rádio Samba: A rádio é a primeira plataforma online dedicada exclusivamente ao samba e busca preservar e difundir a cultura do gênero através de sua programação.
O MaisPB conversou com Dudu Pagodinho e Maurício Barzilai e eles contam e tocam o samba da vida da gente que nunca terá fim.
MaisPB – Rádio Samba é a primeira rádio online que se dedicada 100% ao samba. Foi sua ideia? Podemos começar por aqui?
Dudu Pagodinho – Eu sempre tive o sonho de ter um veículo dedicado ao samba. No início, a ideia era criar apenas uma rádio, mas, depois de me juntar ao meu sócio, Mauricio Barzilai, começamos a pensar em uma programação para o YouTube e desenvolvemos dez programas para a rádio, onde misturamos samba com gastronomia, samba com literatura, samba com história, e muito mais.
MaisPB – No dia 2 dezembro vocês lançaram o Samba na Cozinha – com Xande de Pilares e o chef Toninho Momo. Na pandemia, Diogo Nogueira fez umas lives cozinhando e cantando – será nesse formato?
Dudu Pagodinho – No nosso programa, somos conduzidos pelos sambistas aos seus bares ou restaurantes favoritos. Lá, ouvimos histórias engraçadas, ‘causos’ e também muito papo sobre comida. O sambista nos apresenta seu prato favorito e, na segunda parte do programa, o chef vai até a Estácio ensinar aos alunos do curso de Gastronomia como prepará-lo.

MaisPB – Como será o programa Raízes do Samba que será apresentado por Didu Nogueira?
Dudu Pagodinho – Didu Nogueira conduz com maestria as entrevistas do Raízes do Samba, onde conversamos com herdeiros ou biógrafos de sambistas históricos. Nessa temporada, vamos falar de Tia Ciata, Pixinguinha, Heitor dos Prazeres, Cartola, Candeia e Clementina de Jesus.
MaisPB – Como é que a pessoa faz para ficar com o radinho colado no ouvido da Rádio Samba?
Dudu Pagodinho – Já temos o App Rádio Samba disponível para Android e IOS. Só buscar por Rádio Samba Oficial na loja do seu smartphone ou entrar no site radiosambaoficial.com.br .
Maurício Barzilai
MaisPB – Você é publicitário e mestre em inovação, – tudo a ver com a Rádio Samba, né?
Maurício Barzilai – (Risos) “À primeira vista minhas formações parecem distantes da Rádio Samba, mas, na verdade, têm tudo a ver. Antes de qualquer título acadêmico, existe uma paixão. Há mais de 30 anos, frequento rodas de samba no Rio, construindo amizades, histórias e um profundo respeito pelo gênero. Sempre tentando cooperar, captando recursos de patrocinadores. Depois do meu mestrado, em uma conversa com o Dudu Pagodinho, percebemos a oportunidade de criar uma plataforma que representasse o sambista de forma completa, oferecendo novas fontes de receita, melhores condições de trabalho e mais visibilidade, maximizando o potencial das novas plataformas de comunicação para o negócio SAMBA. Como exemplo, nós oferecemos oportunidades de associação das marcas com os sambistas, remuneramos músicos nas gravações e shows, produzimos e impulsionamos nossos conteúdos com os sambistas por meio de Ads no TikTok, Google, Meta, além de contar com assessoria de imprensa. Sai todo mundo ganhando: marcas, artistas e a plataforma. É justamente aí que a inovação, comunicação e publicidade se encontram, usando estratégia e criatividade para fortalecer a cultura. E com a legitimidade da família de um dos maiores sambistas vivos, representada pelo Dudu.”
MaisPB – Legal essa coisa do aplicativo, porque aí a pessoa vai andar com a Rádio Samba na mão, não é?
Maurício Barzilai – Sim. A gente quer estar no dia a dia do público. Quer que ele sinta saudade da gente e possa nos encontrar com a facilidade que o mundo digital proporciona, mas com curadoria e direção artísticas apuradas.

Maurício Barzilai
MaisPB – Qual o espaço da mulher na Rádio Samba?
Maurício Barzilai – Temos várias mulheres muito importantes no desenvolvimento do projeto e digo, sem sombra de dúvidas, que se não fosse nossa coordenadora acadêmica, Gisele Barreto, não estaríamos caminhando com tamanha velocidade. Gisele, sambista de vida toda, ao conhecer o projeto, o abrigou dentro da Estácio e convenceu o Instituto YDUQS a nos apoiar via Lei de Cultura do Município do Rio de Janeiro. Já vamos para o terceiro ano juntos. Tudo por culpa dela, da Gisele. Vai entrar na programação, o programa “Divas do Samba”, onde a mulher é a protagonista. O programa será co-dirigido por Dudu Pagodinho e uma mulher de destaque nas produções audiovisuais de samba. Estamos com conversas avançadas para este programa.
MaisPB – Vocês pensam em colocar na Rádio o som produzido por jovens sambistas do Nordeste?
Maurício Barzilai – Claro! O primeiro entrevistado do nosso podcast, embora não seja um jovem, foi o Sr. Nelson Rufino, um dos mais importantes representantes do samba no nordeste. Também submetemos o “Cantos do Samba” a alguns editais de cultura. Esse programa visita rodas de samba por todo o Brasil e, é claro, o Nordeste é amplamente citado. Quanto aos jovens, há total interesse em revelar talentos de todo o país. Inclusive, um dos nossos programas para 2026, o “Crias do Samba”, terá como pauta principal, esses jovens talentos.
Serviço
Onde ouvir: App Rádio Samba – iOS e Android
Site: www.radiosambaoficial.com.br
Instagram: @radiosambaoficial
YouTube: https://www.youtube.com/@radiosamba
E-mail: [email protected]
NA PARAÍBA - 05/12/2025