João Pessoa, 17 de outubro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O vereador Milanez Neto (MDB) criticou, na manhã desta sexta-feira (17), a concessão dos cemitérios públicos de João Pessoa à iniciativa privada por 20 anos. Em entrevista ao Portal MaisPB, o lider da oposição na Câmara Municipal de João Pessoa declarou que a gestão municipal teria “sucateado os cemitérios da cidade” para depois entregar para iniciativa privada.
“É inadmissível, é inaceitável, você fazer uma concessão pública dos cemitérios, você sucatear os cemitérios públicos da cidade pra depois entregar aos cemitérios a iniciativa privada. Inclusive tomando túmulos de famílias e de pessoas que estão ali sepultadas há 40, 50 anos”, argumentou.
O vereador adiantou que vai trabalhar em conjunto com outros parlamentares para tentar impedir que a proposta avance, além de formalizar denúncia ao Ministério Público.
“Eles fizeram teoricamente, inicialmente, um recadastramento desses túmulos para tomar os túmulos das famílias e agora entregar para iniciativa privada (…) A gente vai precisar não só fiscalizar, como também fazer uma denúncia e esperar que o Ministério Público também tome providências em relação a isso. É mais um crime que se comete na cidade de João Pessoa, vendendo um patrimônio da cidade, do cidadão, para uma iniciativa privada”, declarou.
A decisão
A Prefeitura de João Pessoa autorizou a concessão dos cemitérios públicos à iniciativa privada por 20 anos. A medida, oficializada em uma portaria assinada pela Secretaria de Administração, foi publicada na edição dessa quinta-feira (16) do diário oficial do município.
De acordo com o documento, a concessão acontece porque os cemitérios da capital paraibana necessitam de padrões modernos de gestão, pautados na eficiência, qualidade e sustentabilidade, bem como da urgência em ampliar a capacidade de atendimento à população, diante do crescimento demográfico e da escassez de espaços para sepultamentos. “Busca-se, ainda, a preservação da regularidade e padronização da operação dos cemitérios, assegurando maior transparência e controle dos serviços prestados”, diz a portaria.
MaisPB
AUDIÊNCIA NA ALPB - 14/10/2025