João Pessoa, 27 de agosto de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Trinta mil eleitores pessoenses vão ser convocados para cadastrar a biometria a partir de setembro. E para otimizar o atendimento e proporcionar comodidade ao público, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) discutiu um plano estratégico na manhã de hoje. A ideia é descentralizar o atendimento e fracionar o chamamento dos eleitores da capital por bairros e regiões.
As estratégias foram debatidas em reunião na manhã desta quarta-feira (27), na Presidência do TRE-PB, com a presença de representantes da Corregedoria Eleitoral e dos cinco cartórios eleitorais de João Pessoa.
Num primeiro momento, o chamamento será direcionado aos eleitores residentes nos bairros situados próximos ao litoral da Capital, onde será instalado um posto de atendimento específico, reduzindo o deslocamento dos moradores dessas localidades. Esse chamamento inicial contemplará aproximadamente 8 mil eleitores residentes na localidade.
Essa primeira fase funcionará como projeto-piloto, servindo de base para a definição da estratégia a ser adotada no chamamento dos demais eleitores da Capital. O objetivo é oferecer alternativas de atendimento além do Fórum Eleitoral.
A data do encaminhamento dos primeiros chamamentos e os locais de atendimento externo estão em definição. Uma das formas de convocação será o envio de mensagens por meio do aplicativo WhatsApp.
O secretário da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), André Vieira, considerou a reunião muito produtiva pois os chefes dos Cartórios das Zonas Eleitorais expuseram o panorama de cada região, possibilitando o alinhamento de estratégias. “O público que falta fazer o cadastramento biométrico é muito específico, dentro de uma faixa etária que já identificamos. Portanto, para fins de atingimento de melhores resultados, deveremos atuar de forma cirúrgica, identificando os perfis, os domicílios e indo ao encontro desse eleitor, mediante a descentralização do atendimento”, frisou.
Nessa primeira etapa, o coordenador de Gestão do Cadastro e Direitos Políticos do TRE-PB, Charles Oliveira, realizará o levantamento do eleitorado a ser contemplado na Zona Leste da Capital para definir o dimensionamento da infraestrutura necessária para instalação do posto de atendimento e alocação de servidores.
Além do presidente do TRE-PB, o desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, estiveram presentes na reunião: a diretora-geral, Alexandra Cordeiro, o secretário da CRE, André Vieira, o coordenador de Gestão do Cadastro e Direitos Políticos do TRE-PB, Charles Oliveira, e os chefes de Cartório das Zonas Eleitorais, entre eles: da 1º Zona Eleitoral, Fernando Henriques; da 64° Zona Eleitoral, Mônica Medeiros; da 70° Zona Eleitoral, Alice Coelho; da 76° Zona Eleitoral, Sérgio Grisi e da 77°, Maria Cecília Trajano.
MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 27/08/2025