João Pessoa, 04 de julho de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Francisco Leite Duarte é advogado tributarista, auditor-fiscal da Receita Federal (aposentado), professor de Direito Tributário e Administrativo na Universidade Estadual da Paraíba, doutor em direitos humanos e desenvolvimento. Na Literatura, publicou os romances “A vovó é louca” e “O Pequeno Davi”, uma coletânea de contos chamada “Crimes de agosto”, um livro de memórias (“Os longos olhos da espera”), e dois livros de crônicas.

Você é um cidadão?

Comentários: 0
publicado em 04/07/2025 ás 07h56

Não falo dos cidadãos do mundo, bilionários que zanzam de pais em pais, contorcendo suas instituições para garroteá-las aos seus interesses egoístas, aumentando suas fortunas às custas de maior concentração de renda, se inclinando, ainda mais, para o fascismo.

Estudos sérios não cansam de indicar: a riqueza desses bilionários daria para acabar com a fome mundial. Mas, quem disse que o sistema deixa? Suas engrenagens são autopoiéticas e comiseráveis com essa lógica capitalista, excludente e assassina.

Falo dos brasileiros. Sequer mencionarei as vítimas espalhadas pela África, tampouco dos Hermanos que caíram no conto da sereia. Sim, na Argentina, existiu esse tipo de suicídio. Votaram no motosserra e agora, lapada no lombo.

Bem, se você não estiver atolado na ideologia da direita extremista, para quem, país bom é país elitista, misógino, machista, racista e excludente, sabe muito bem que a elite é hipócrita e canalha, um impeditivo da cidadania.

Vejam o caso do aumento dos impostos para os ricos. Essa gente não admite que o andar de cima pague justa tributação. Diz que é preciso cortar gastos na saúde, na educação, nas políticas públicas, enfim, que o pobre pague o pato.

Enquanto isso, são favoráveis ao aumento do número de deputados, as emendas pix…Como ser um cidadão em um país que tem um congresso majoritariamente composto por milionários e os gatos pingados que não o são, são máquinas de alienarem a população pobre com um cristianismo de araque, em vista dos seus próprios interesses econômicos ou midiáticos?

Atenção. Criticar esses deputados e senadores traidores do povo, é próprio da Política e da democracia. Respeitar a instituição do Congresso nacional é, no entanto, absolutamente necessário, afinal não somos como como aquela gente cujo sonho golpista era e é derrubar o STF com um cabo de vassoura.

Pois é. Imposto é para pobre e classe média. A correção desse problema? Seguramente, não é atacando as instituições republicanas, mas votando em candidatos comprometidos com o Estado democrático de direito e com a justiça social.

@professorchicoleite

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

[ufc-fb-comments]