João Pessoa, 27 de janeiro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
maispb entrevista

Mosquito lança “Pega, pega”, primeiro single do novo disco

Comentários: 0
publicado em 27/01/2024 às 09h26
atualizado em 27/01/2024 às 14h04

Kubitschek Pinheiro

Fotos – Fernando Young

O sambista Mosquito, já com o nome emplacado, se despediu de 2023 lançando o primeiro single, “Pega-Pega, que vai é a música de trabalho do novo disco, que sairá este ano. Outros singles já estão prontos e vão sendo mostrados.

O single Pega-Pega, é um samba autoral e mexe com a gente, cujos versos falam de amor e brinca com a imprevisibilidade, e do quanto não sabemos sobre os caminhos amorosos se pudemos ganhar ou perder e para onde destino e sentimentos pode nos levar. Além disso, o título também faz alusão à brincadeira de criança que muitos de nós nos lembramos, cá no Nordeste – o “pega-pega”. Pega geral, Mosquito, pega.

O samba foi escrito em parceria com Claudemir Rastafari, compositor e autor de inúmeros sucessos nas vozes de Alcione, Xande de Pilares e Zeca Pagodinho, como “Ogum” e “Ser Humano”. A produção da faixa ficou por conta de Pretinho da Serrinha, assim como a de demais músicas do novo projeto de Mosquito, com lançamento completo previsto para o segundo semestre.

Para Mosquito, a faixa “Pega-Pega” é a sacada do que vem por aí: o disco. Ele, que é um dos talentos da nova geração do samba, nascido na Ilha do Governador, dá início a uma nova fase com muitas referências que transitam entre o clássico e o novo, o sofisticado e o simples, o samba de breque e o partido alto, marcas registradas de Mosquito.

Sobre o clipe e a capa do single, Mosquito reitera que o conceito é uma parte do todo e, para isso, conta com Toni Vanzolini na direção de arte. As belas artes do clipe e a caricatura do sambista na capa do single, foram feitas pela artista plástica, Márcia Falcão, a partir das fotos de Fernando Young. Aliás, a imagem lembra as pinturas Cândido Portinari.

Todo esse trabalho realizado por Márcia está ligado à própria diversidade do novo projeto, onde podemos apreciar a utilização de diferentes técnicas de pintura, criando uma combinação perfeita com o samba de Mosquito. “Pega-Pega” promete pegar muita gente! Vem muita coisa boa por aí.

Em conversa com o MaisPB, Mosquito dribla o samba, faz gol com o samba, tem muitos sambas na gaveta na cabeça.

MaisPB – Essa canção é boa demais, Mosquito. Fala aí pra gente?

Mosquito – É mesmo. É de um compositor amigo, Claudemir Rastafari, que eu sou fã há muito tempo. Éramos amigos de rua, de se encontrar. Um dia ele me ligou e começamos a fazer sambas juntos.

MaisPB – A letra lembra a velha brincadeira de pega-pega, né?

Mosquito – Eu até perguntei para minha filha como é que ela chama o “pega-pega” aqui no Rio, ela falou, “que te pega”

MaisPB – Essa canção, “Pega Pega”, começa com o violão e acelera num ritmo que parece uma pequena…

Mosquito – Poxa que felicidade, a nossa vontade era de fazer uma música com calma, mostrar como ela é. Essa canção já tinha sido gravada pelo Péricles em outra onda. Eu falei, vamos trazer tranquilidade para essa versão – e Pretinho chegou na hora e deu tudo certo.

MaisPB – Pretinho é genial…

Mosquito – Sim, meu amigo, parceiro. Ele deu um toque especial. Eu também estou apaixonado por essa canção.

MaisPB – O trabalho de Pretinho no disco de Xandy de Pilares cantando Caetano Veloso, ficou bom demais, né?

Mosquito – Sim, eu participei, fiquei observando, aquele disco é uma obra-prima. A gente nesse embalo, já, já sai meu disco completo. Pretinho (da Serrinha) está produzindo sem parar. Esse single foi a música que mais tocou a gente, pra gente não largar o Pega, pega.

MaisPB – O clipe ficou dez, tem um movimento, uma presença, muitas imagens…

Mosquito – O clipe que fizemos recentemente, eu chamei Tony Vanzolini, que é um cara que eu admiro pra caramba, ele topou a direção de arte. Chamamos um monte de amigos, gente talentosa, do nosso entorno. Fernando Yang fez a fotografia e o Tony trouxe a Márcia Falcão, que é uma pintora potente, uma mulher que é um furacão, não só na sua arte, mas na sua existência. Me vi cercado de muita gente boa. O Felipe Veloso fez o figurino. Fiquei muito honrado, botamos o samba num lugar bonito. O clipe foi feito no Rio no ateliê da Marta com outro artista André Brito, que fica no centro do Rio, um lugar lindo.

MaisPB – O clipe mostra muitas imagens de pessoas chegando e saindo…

Mosquito – A gente propôs a Marta ela fazer a capa do disco e enviamos várias imagens para ela pintar. Ela deu um show, em vez de pintar uma foto, ela pintou 30. Ela me reconstruiu, em diversas imagens. Ficou muito bonito e maravilhoso.

MaisPB – A capa do single, será definitiva do novo álbum, né?

Mosquito – Sim, essa capa puxa o disco.

MaisPB – Lá no Clipe você toca caquinho…

Mosquito – É sim, apesar de eu não ser um cavaquinho de ofício, é um instrumento que está em todas comigo. Eu quis só tocar um cavaquinho para dar um clima nas coisas – e harmonizou bem.

MaisPB – Qual a nota do Mosquito para bandolinista, Hamilton de Holanda:?

Mosquito – Ele é magnífico. Eu mando um beijo pra ele aqui nessa entrevista, sou fascinado pelo trabalho desse cara. É um dos grandes artistas brasileiros. Representa o Brasil como ninguém.

MaisPB – E as outras canções que vão compor o disco, poderia adiantar alguma coisa?

Mosquito – Sim, estão prontas. São dez canções, tem um pouco de tudo. É um samba à moda antiga, mas com uma linguagem moderna, tem samba de breque, parceria com Gilson Bernini, tem samba de resistência, de protesto. É um disco alegre, mas é um disco sério, levando sempre o samba a sério…

MaisPB – Levando o samba a sério, é demais…por que sem samba, não dá, né?

Mosquito – Sem samba não dar, Caetano que o diga..

MaisPB – Você falou aí em sua filha, Mosquito já pai, tão jovem?

Mosquito – Não sou tão jovem não, sou menos jovem do que eu pareço. Eu tenho 36 anos.

MaisPB – Esse disco tem um hiato grande, desde quando saiu o outro que você Me Larga, de Caetano?

Mosquito – Sim, nesse meio do caminho gravei com Pretinho, tenho feito música, respirado música esses anos da vida e não lancei outro por dificuldade de mercado. Queria eu lançar um disco por ano, mas eu espero que esse seja o processo de regularidade, porque na gaveta tem música pra isso.

MaisPB – Mart´nália, Diogo Nogueira já gravaram suas canções..

Mosquito – Sim, já tive umas gravações por aí.

MaisPB – Mostrou  esse disco a Caetano Veloso, vocês são bons amigos..

Mosquito – Sou muito amigo, me sinto grande amigo de Caetano, mas não mostrei ainda não, é um disco que eu estou trabalhando a tanto tempo, que eu quero deixar pronto para poder mostrar. É um disco ainda muito meu..

Assista o videoclipe de “Pega, pega”

Leia Também