João Pessoa, 12 de agosto de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Salman Rushdie

Jurado de morte pelo Irã, escritor britânico é esfaqueado em Nova York

Comentários: 0
publicado em 12/08/2022 às 15h39
Foto: AP Photo/Joshua Goodman

O escritor britânico, Salman Rushdie, sofreu um ataque nesta sexta-feira (12)na cidade de Chautauqua, no estado de Nova York, nos Estados Unidos. Ele estava prestes a dar início ao seu discurso, quando, durante a apresentação, um homem invadiu o palco e esfaqueou o escritor de 75 anos na região do pescoço.

Apesar de ter recebido entre dez a 15 golpes de faca, Salman Rushdie segue vivo e, logo após o ataque, foi levado às pressas ao hospital, onde passou por cirurgia. O autor do crime, que foi contido depois do ataque, está sob custódia da polícia local. Todo o acontecimento durou, de acordo com pessoas do local, em torno de 20 segundos.

Salman Rushdie é jurado de morte pelo Irã há mais de 33 anos, com uma recompensa de mais de U$ 3 milhões. O aiatolá iraniano, Ruhollah Khomeini, publicou uma fatwa na época que pedia a morte do escritor britânico, por conta do livro “Versos Satânicos”, obra proibida em muitos países de maioria muçulmana, visto que o protagonista é empresário e profeta, chamado Maomé.

Mesmo com as divergências sobre a recompensa pela morte do escritor, em 2007 o governo do conservador Mahmoud Ahmadinejad declarou que o fatwa seguia válido. Nos últimos anos, organizações iranianas levantaram dinheiro para pagar uma recompensa de milhões de dólares pelo assassinato de Rushdie.

MaisPB com g1

Leia Também