João Pessoa, 11 de novembro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O ministério da Saúde já está disponibilizando pelo SUS, 12 medicamentos fitoterápios, muitos deles com plantas medicinais bastante produzido na Paraíba, que é o caso da babosa (Aloe vera). Os medicamentos fitoterápicos disponibilizados na rede pública de saúde são dores, inflamações, disfunções e outras doenças de baixa gravidade.
Aloe Vera (Barbosa) planta bastante produzida na Paraíba é utilizada em casos de queimaduras
Financiados com recursos da União, estados e municípios, os medicamentos podem ser manipulados ou industrializados, e devem possuir registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os produtos são oferecidos em 14 estados: Paraíba, Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal.
Como todo medicamento, o fitoterápico deve ser utilizado conforme orientação médica. Para ter acesso, o usuário tem que procurar um profissional – médico legalmente habilitado em prescrever em uma das unidades básicas de saúde dos 14 estados que disponibilizam esses medicamentos.
Hortelã Apresenta ação antiflatulenta e Antiespasmódica
O senador paraibano Vital do Rêgo, saudou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha pela iniciativa e lembrou que “a Babosa é um produto amplamente produzido na Paraíba e que na atual seca que vive os agricultores paraibanos a produção da planta se torna mais uma fonte de recursos na agricultura familiar.
“É um medicamento que desempenha um papel importante no tratamento tópico de queimaduras de 1º e 2º graus e como coadjuvante
nos casos de Psoríase vulgaris e outros incômodos, ampliando as alternativas de tratamento seguras e eficazes pelo SUS”, afirmou o senador.
Indicado para o alívio sintomático de doenças de baixa gravidade e por curtos períodos de tempo, os fitoterápicos podem ser produzidos a partir de plantas frescas ou secas e de seus derivados que ganham diferentes formas farmacêuticas, como xaropes, soluções, comprimidos, pomadas, géis e cremes.
RELAÇÃO DE FITOTERÁPICOS OFERTADOS NO SUS
MaisPB
com assessoria de Vital do Rêgo
NA CÂMARA - 02/10/2025