João Pessoa, 24 de dezembro de 2025 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

Na mensagem de Natal, o governador João Azevêdo (PSB) contou a história do jovem paraibano João Pedro, de Santana dos Garrotes, no Sertão da Paraíba, que precisou realizar um transplante de coração, o primeiro realizado na rede estadual de saúde.
“No Natal o coração da gente sempre bate mais forte. Falando nisso, é impossível não lembrar da história do menino João lá de Santana dos Garrotes, no Sertão paraibano”, disse o governador antes de chamar a mensagem de fim de ano.
O procedimento escolhido pelo governador para desejar ‘Feliz Natal’ aos paraibanos foi realizado no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade do Governo da Paraíba gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), em Santa Rita.
O paciente, João Pedro, é acompanhado pelo serviço desde os 13 anos. Ele possui displasia arritmogênica do ventrículo direito, uma doença genética que provoca infiltração de gordura no músculo cardíaco, podendo causar arritmias graves e insuficiência cardíaca.
Devido à urgência e à distância, o transporte do adolescente até João Pessoa foi realizado no dia 19 de novembro pelo Grupo de Resgate Aeromédico da Paraíba (Grame), em aeronave do Corpo de Bombeiros, garantindo celeridade e segurança.
A equipe responsável pela captação do órgão também realizou deslocamento aéreo com o helicóptero Acauã, desde o Hospital de Trauma de Campina Grande, onde o doador — um jovem de 30 anos — estava internado.
O órgão seguiu para João Pessoa transportado pelo Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Polícia Militar da Paraíba, em uma operação que marcou a primeira ação da nova parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria de Segurança e Defesa Social.
Veja vídeo do governador
Ver essa foto no Instagram
MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 16/12/2025