João Pessoa, 26 de maio de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
reconhecimento

Wallison Bezerra recebe Medalha do Mérito Jornalístico Lena Guimarães

Comentários: 0
publicado em 26/05/2025 ás 19h00
atualizado em 27/05/2025 ás 07h04
Wallison Bezerra recebe Medalha do Mérito Jornalístico

O jornalista e editor-chefe da Rede Mais, Wallison Bezerra, recebeu, nesta segunda-feira (26), a Medalha do Mérito Jornalístico Lena Guimarães, uma das mais importantes honrarias concedidas a profissionais da imprensa no estado. A propositura foi do deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), que destacou a trajetória de Wallison como símbolo de dedicação, seriedade e compromisso com o jornalismo.

A homenagem ocorreu em sessão solene realizada na tarde desta segunda-feira, 26 de maio, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Em discurso, Wallison Bezerra relembrou o início da sua atuação, ainda na infância, e emocionou a todos ao descrever o jornalismo como “um chamado” e “uma missão de vida”.

“Transformei palavras em propósito. Voz em missão. Prometo continuar realizando o que Deus escreveu nas linhas invisíveis da minha história”, declarou.

O jornalista agradeceu à família, amigos, professores, colegas de profissão e fontes, além de prestar homenagens a nomes que marcaram sua formação, como o jornalista Eduardo Carneiro, in memoriam.

Autoridades estiveram presentes na solenidade;

A cerimônia contou com a presença de amigos, familiares e autoridades, entre eles os deputados estaduais Walber Virgulino, Fábio Ramalho, Luciano Cartaxo e Chico Mendes. Também prestigiaram o evento o vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra; a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura; o vereador Bosquinho; o secretário de Comunicação da capital, Janildo Mendes; o presidente da Associação Paraibana de Imprensa (API), Marcos Wéric; e o presidente da Associação de Mídias Digitais (Amidi), Heron Cid.

O deputado Hervázio Bezerra (PSB), responsável pela proposta, reconheceu os serviços prestados por Wallison à comunicação e ao jornalismo paraibano.

“Fico muito à vontade de fazer, de prestar essa homenagem pelo jovem valoroso que é Wallison. Ele chegou ali como que devagarinho, foi se firmando, passou por grandes veículos de comunicação do nosso estado e se consolida hoje com muitos expoentes da nossa crônica política e faz, hoje, doutorado e mestrado com um grande talento da comunicação, que é Heron, através da Rede Mais. Então, a propositura não podia ser diferente, aprovada e reconhecida por todos os parlamentares”, elogiou.

Heron Cid, presidente da Amidi e parceiro de Wallison na apresentação do Programa Hora H, destacou que a homenagem a Bezerra é um dos casos de homenagens onde as pessoas que dignificam medalhas.

“Saudar Hervázio pela feliz iniciativa, porque há medalhas que homenageiam pessoas e há pessoas que dignificam medalhas, é o caso que nós estamos testemunhando nessa tarde de hoje. O jornalismo morreu, os jornalistas não são mais necessários, é o que temos ouvido. O escritor paraibano José Américo de Almeida, dizia, a palavra é a mais nobre faculdade do homem, e ela não pode ser represada na garganta. O que o jornalista faz todos os dias é fazer com que essa palavra chegue a ouvidos, mentes e corações. Não há palavra mais próxima do jornalismo que não seja cidadania, e Wallison Bezerra na sua profissão tem exercido com maestria essa função do jornalismo”, disse Heron.

Medalha – A Medalha do Mérito Jornalístico Lena Guimarães é concedida a profissionais que se destacam na imprensa paraibana e leva o nome de uma das mais respeitadas jornalistas do estado, símbolo de independência e credibilidade.

Perfil – Formado em Jornalismo pela Faculdade Maurício de Nassau, em 2015, Wallison Bezerra iniciou sua carreira antes mesmo de concluir a graduação. Em 2014, venceu o Prêmio Assembleia Legislativa de Jornalismo na categoria Universitário, e desde então trilhou um caminho de destaque nos principais veículos de comunicação da Paraíba, com passagens pelo Sistema Arapuan de Comunicação, Sistema Correio FM, CBN João Pessoa, TV Tambaú e Rádio Jovem Pan.

Atualmente, Wallison é gerente de conteúdo do Portal MaisPB, onde também assina um blog com análises e notas de bastidores. Além disso, apresenta, ao lado do jornalista Heron Cid, o programa Hora H, transmitido em rede estadual para 25 emissoras através da Rede Mais Rádios. Suas reportagens repercutiram nacionalmente em veículos como Estadão, O Globo e TV Cultura.

Confira outras falas de autoridades do estado:

Luciano Cartaxo, deputado estadual e ex-prefeito de João Pessoa:

“Fico feliz que essa casa faça essa homenagem, fui um dos primeiros a assinar essa propositura, é sempre bom que alguém tenha essa percepção de poder homenagear figuras que vão além de sua trajetória profissional. A sua permanência hoje nessa casa, nesse título, que vai entrar para história dessa casa legislativa é importante para todos nós, uma justa homenagem dessa casa, temos que valorizar que faz sua atividade profissional e deixa um legado para o povo paraibano”, revelou Luciano.

Wallber Virgolino, deputado estadual:

“Aqui vez por outra existe um embate em relação a homenagens, a gente procura evitar esse tipo de confronto, a gente conversa internamente para que as pessoas que realmente merecem sejam homenageadas. E eu sou um dos deputados da casa que entra em embate com jornalistas, vez por outra tem uma polêmica vinculada em meu nome. E você, eu nunca tive qualquer tipo de aresta, isso é prova que entre a imprensa e o parlamento pode existir respeito”, afirmou Virgolino.

Lídia Moura, secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana:

“Wallison é um dos jornalistas dos bons, ele não é aliado de governos, ele não é aliado de pessoas, de personalidades, ou daquelas figuras que estão em destaque naquele momento. Ele é aliado de causas, de pautas importantes, e nós da secretaria da mulher e da diversidade humana temos visto isso e sabemos que podemos contar com essa voz na defesa das mulheres, no enfrentamento ao racismo, no enfrentamento LGBTfobia”, declarou Lídia.

MaisPB