João Pessoa, 15 de janeiro de 2013 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
Chegou a Brasília uma tradição romântica que antes só poderia ser vista em Paris. Na cidade luz, a Ponte das Artes que cruza o rio Sena ostenta a prova do amor eterno de muitos casais. Ao longo do alambrado, milhares de cadeados com nomes gravados por pares apaixonados, revelam o quanto a cidade inspira o clima de romance. Em Brasília, o costume já pode ser visto, ainda de forma modesta, porém não sem significado, na ponto sobre o lago do Parque da Cidade.
O costume funciona assim. Os casais resolvem selar o amor e escolhem o cadeado como símbolo de eternidade. Os dois trancam o cadeado no alambrado e jogam as chaves na água.
A tradição teria sido inspirada no romance traduzido para o português como Sou Louco por Você do escritor italiano Federico Moccia. Na obra, os personagens principais selam seu amor colocando um cadeado em uma das pontes de Roma. Eles jogam a chave no rio e prometem amor eterno um ao outro. Pronto, estava criada a tradição.
No alambrado da ponte do lago, pouco mais que uma dezena de cadeados lembra que casais apaixonados estiveram por ali e juraram amor eterno. Quase não são percebidos. Mas o costume parece ganhando cada vez mais adeptos. Quem sabe, em pouco tempo o alambrado da ponte do lago do Parque da Cidade esteja repleto de cadeados, como prova do sentimento de muitos brasilienses apaixonados.
R7
Impasse na LUOS - 14/01/2026





