João Pessoa, 08 de abril de 2013 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
O presidente Barack Obama afirmou que, com a morte da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, os Estados Unidos perderam uma verdadeira amiga e o mundo uma defensora da liberdade. "O mundo perdeu uma grande campeã da liberdade", disse Obama em comunicado.
"Como partidária sem complexos de nossa aliança transatlântica, sabia que, com força e determinação, podíamos ganhar a Guerra Fria e estender a promessa de liberdade", diz a nota do presidente americano.
"Aqui na América, muitos de nós nunca vão esquecer que ela se manteve ombro a ombro com o Presidente, lembrando ao mundo que nós não somos simplesmente carregados pelos eventos da história – nós podemos moldá-los com convicção moral, coragem inflexível e vontade de ferro", disse Obama. "Como primeira-ministra, ela ajudou a restaurar a confiança e o orgulho que sempre foram a marca do Reino Unido no seu auge".
Segundo Obama, Thatcher mostrou para "nossas filhas" que não há teto de vidro que não possa ser quebrado.
Thatcher, conhecida como Dama de Ferro, morreu nesta segunda-feira aos 87 anos vítima de um derrame cerebral. Ela foi primeira-ministra do Reino Unido por três mandatos, entre 1979 e 1990, quando renunciou ao cargo.
AFP
ZONA AZUL - 12/11/2025