João Pessoa, 18 de junho de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
LEVANTAMENTO

Coleta de lixo nos 10 dias do São João já é recorde

Comentários: 0
publicado em 18/06/2019 às 09h55

A coleta de lixo em  Campina Grande, nos primeiros 10 dias do Maior São João do Mundo, já é recorde se comparado aos anos anteriores. Essa afirmação é do secretário de serviços urbanos e meio ambiente, engenheiro Geraldo Nobre Cavalcante.

O que mais chamou à atenção,  são os números do Recicla São João, que passaram de 800 quilos diário em 2018, para 1.200 este ano, um aumento de 15%, totalizando 12t até o momento.  Com relação aos resíduos sólidos, não recicláveis, a média tem sido de cinco toneladas dia, 20%  acima, totalizando 50t no período.

O Recicla São João, por orientação do prefeito Romero Rodrigues, foi criado em 2016 numa pareceria com as cinco cooperativas e associação de catadores, valorizando principalmente a mão de obra feminina. De um total de 40 contratados, apenas um é do sexo masculino. Eles recebem todo material de trabalho, assistência social, e uma renda pelos 30 dias de trabalho equivalente a um salário mínimo. Toda renda adquirida com a venda dos produtos é dividida entre eles.

O  “Matuto Limpeza” , como ficou conhecido, utiliza em torno de 270 trabalhadores para atuar durante os 30 dias do Maior São João do Mundo. Eles se revezam 24 horas por dia, também nas ruas adjacentes, distrito de Galante, estação ferroviária ,  por conta do “ forró nos trilhos”. São 230 contratados e 40 efetivos, estes últimos  coordenadores de equipes, motoristas e operadores de máquinas.

Feliz com o resultado até agora do Recicla São João, a  coordenadora Rafaela Oliveira, não esconde sua satisfação. “ O que mais gratifica é a colaboração da população, que aderiu ao programa, e muitos procuram os locais de coleta fixa no Parque do Povo e deixam os produtos recicláveis”. Ela também comemora o resultado do Recicla Campina, que recebeu a adesão de escolas públicas e privadas e no momento se concentra no bairro do Catolé, mas chegará a toda cidade. “  Parabenizar o prefeito Romero Rodrigues e o secretário Geraldo Nobre por todo apoio e a todos os colaboradores, que se somam a este sucesso.

“ Este aumento considerável da coleta de lixo, se comparando ao ano passado, por exemplo, comprova a grandeza de nossa festa. Estes primeiros dias, já deixam claro que nossa festa cresceu bastante, e nossa responsabilidade também”, afirmou Geraldo Nobre. Além da varrição, o  Matuto Limpeza, faz a higienização e lavagem do PP, ruas próximas e de pontos estratégicos  do centro da cidade como Calçadão, Praças da Bandeira e Clementino Procópio,  Sistema de Integração, Feira Central e Feirinha de Frutas.

Outros locais que recebem atenção especial, são a Vila do Artesanato, também com recorde de público, e as proximidades da Vila Sítio São João. A área interna é de responsabilidade da sua diretoria, “ ma a equipe do recicla São João se faz presente nos dias de festa”.

MaisPB

Leia Também