João Pessoa, 05 de junho de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Oficinas de música, dança e artes plásticas são algumas das atividades oferecidas gratuitamente pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) no município de Bayeux. Atualmente a prefeitura disponibiliza dois ônibus para transportar as crianças assistidas pelo PETI.
De acordo com a coordenadora do programa em Bayeux, Maricélia Pereira, o objetivo do Programa é retirar as crianças e os adolescentes, entre sete e 15 anos, que trabalham em situação de risco e encaminhá-los para escolas.
Os beneficiados pelo programa participam de oficinas de artes marciais, música, dança e artes plásticas. O PETI também oferece café da manhã, almoço e lanche. As famílias, em situação de extrema pobreza, ainda recebem o auxílio do Bolsa PETI.
Para participar é preciso que um assistente social visite a família da criança interessada, observe as condições do ambiente onde ela vive e após a verificação é que ocorre o cadastramento.
A secretária de Ação Social de Bayeux, Maria Cristina, explicou que o PETI é formado por uma equipe composta por assistentes sociais, pedagogos e oficineiros. A sede do PETI em Bayeux dispõe ainda de uma ampla área para a prática de esporte e atividades artísticas. Durante o período que as crianças e adolescentes estão no programa, desenvolvem a altoestima e o aprendizado sobre a cidadania.
“O PETI é um excelente instrumento na formação de conceitos, na integração social e na construção de novas relações. Onde as crianças e adolescentes enxerguem um mundo que não é só fardo”, ressaltou Maria Cristina.
O PETI funciona da rua Almirante Tamandaré, 58, bairro da Imaculada. O programa funciona de segunda a sexta-feira das 7h as 11h e 12h as 16h30. Outras informações pelo telefone (83) 3232-1849.
Da Assessoria
LEGISLATIVO MUNICIPAL - 09/09/2025