João Pessoa, 09 de setembro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, revelou, nesta terça-feira (9), que a empresa responsável pela obra da “Ponte do Futuro” deve iniciar a construção da passagem sobre o Rio da Guia, em Lucena, a partir do mês de outubro.
“A empresa pretende iniciar já em outubro a ponte sobre o Rio da Guia e também já temos terraplanagem em execução que vai interligar a BR-230 à BR-101. Essa obra traz um benefício muito grande para o sistema viário da Grande João Pessoa, se interliga com o Arco Metropolitano, que faz a ligação com a BR-101 Sul, facilitando o trânsito no trecho entre o Hospital Metropolitano e as Três Lagoas, onde as duas BRs se sobrepõem”, explicou.
A declaração ocorreu em uma agenda do governador João Azevêdo que esteve, nesta terça-feira (9), em Cabedelo, para inspecionar as obras de construção do Complexo Rodoviário que interligará os municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena – a Ponte do Futuro – e apresentou o projeto aos integrantes da Academia Paraibana de Engenharia (Apenge).
Veja imagens:
O empreendimento recebe investimentos que somam R$ 465,5 milhões de recursos próprios do estado. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou que a Ponte do Futuro fomentará o desenvolvimento econômico e social da região.
“Além de tirar um grande fluxo de caminhões na BR, essa é uma obra que promoverá o desenvolvimento do Litoral Norte de uma forma mais rápida porque vamos criar uma retroárea do Porto de Cabedelo, atrair projetos de hidrogênio verde, habitacionais e, por isso, o governo fez um esforço muito grande para garantir a execução dessa obra”, frisou.
Acompanharam a visita a secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, a secretária executiva da Infraestrutura e do Meio Ambiente, Virgiane Melo, o superintendente de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Marcelo Cavalcanti, e o presidente do Porto de Cabedelo, Ricardo Barbosa.
Ponte do Futuro
As obras têm início no quilômetro 9,64 da BR-230, na estrada de Cabedelo. O projeto consiste na construção de duas pontes. A primeira terá uma extensão de 2,1Km, e ligará a BR-230 à BR-101 Norte, e terá pista de 7,2 m, pista de passeio com 3,3 m, ciclovia de 2,5 m e acostamento de 2,5 m. A intervenção na mobilidade urbana ainda contará com um viaduto sobre a linha férrea de 40 m e um mirante. A segunda ponte terá uma extensão de 420 m e será construída sobre o Rio da Guia, em Lucena.
O complexo rodoviário também contará com um prolongamento da PB-011, de Forte Velho a Lucena, com 11,2 Km de extensão, até o entroncamento com a PB-019; e adequação de PB-025 até o entroncamento da BR-101, com extensão de 500 m.
Além do impacto econômico, a construção da ponte deixará a zona urbana da região metropolitana com melhor mobilidade, menos acidentes de trânsito, menores índices de poluição ambiental e melhor qualidade de vida para os habitantes locais. Outro benefício importante será a redução no tempo de viagem.
MaisPB
LEGISLATIVO MUNICIPAL - 09/09/2025