João Pessoa, 08 de outubro de 2013 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
A Semana do Bebê começou nesta segunda-feira (7) na cidade de Bananeiras, no Brejo paraibano. O evento é uma estratégia de mobilização social e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A abertura aconteceu no Espaço Cultura Oscar de Castro e teve a presença do prefeito Douglas Lucena e diversos secretários. Raquel Uchoa, representante enviada pelo Unicef para abertura do projeto, explicou as particularidades da ação durante a solenidade.
Criada no município de Canela (RS) há 14 anos, e em 2010, com o apoio do Unicef a “Semana do Bebê” passou a ser realizada em outras regiões do país. Na Paraíba, apenas nove cidades foram contempladas com o programa, visto que o critério utilizado pelo Unicef diz respeito à conquista de um selo específico.
O projeto está sendo realizado pela segunda vez na cidade de Bananeiras e neste ano tem como tema “Bebê, um sonho concretizado no amor”, e acontecerá até o próximo sábado (12) com uma programação especial que inclui atividades culturais, oficinas, beleza feminina, brincadeiras e ações de saúde, direito e lazer. As atividades se estendem aos Distritos de Roma, Vila Maia e Tabuleiro. Os povoados de Chã do Lindolfo e Cajazeiras também recebem o projeto. A ideia da ação é incentivar os municípios a realizar, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância.
“A programação da ‘Semana do Bebê’ busca proporcionar um momento de solidificação de conhecimentos que possibilitem uma prática profissional qualificada, consolidação de políticas públicas, uma sociedade participativa e uma atuação familiar que garanta o respeito e a proteção dos direitos da primeira infância”, disse a secretária de Desenvolvimento Social de Bananeiras, Maryjanne Lucena.
A secretária explicou ainda que os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social.
Estão envolvidas diretamente no projeto a Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e Pastoral da Criança. A realização é da Prefeitura Municipal de Bananeiras com o Unicef.
Da Assessoria
VIOLÊNCIA - 14/11/2025