João Pessoa, 13 de outubro de 2013 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
Uma tartaruga-verde (uruanã) morta está chamando a atenção de banhistas da praia do Bessa, em João Pessoa. O animal foi encontrado, com a cabeça decepada, por pessoas que passam no local desde a semana passada. A tartaruga com 1,07 metros e cerca de 200 quilos está em avançando estágio de decomposição e ainda se encontra na praia.
De acordo a coordenadora do Projeto Tartarugas Urbanas, Rita Mascarenhas, outra tartaruga da mesma espécie de porte menor também foi achada morta neste domingo, no mesmo local. Ainda segundo ela, da última terça-feira até este domingo, foram encontradas mortas seis tartarugas-verde na praia de Intermares, em Cabedelo, na Grande João Pessoa. Na maioria das tartarugas ficou verificado ferimentos causados por rede de pesca, o que deve ter ocasionado a morte dos bichos.
Sobre a tartaruga de mais de um metro, a associação recebeu informação de que ela morta estaria na praia no domingo passado, mas devido ao tamanho do animal, os voluntários ainda não conseguiram fazer a remoção. Segundo Mascarenhas, a morte do animal foi ocasionada por uma mordida de tubarão.
“O procedimento é retirar a tartaruga e enterrar na areia da praia longe do mar, mas como a demanda é muito grande, nem sempre conseguimos dar conta”, explicou. Ela informou que está documentando uma parceria entre a associação e as prefeituras de João Pessoa e Cabedelo para auxiliar no projeto. “Com essa parceira acredito que melhoraremos bastante o trabalho”.
Mascarenhas explicou que a morte dos animais ocorrida por causa da pesca é um problema mundial e que é necessária fiscalização e determinação de um local apropriado para prática sem que prejudique as tartarugas.
Portal Correio
VIOLÊNCIA - 14/11/2025