João Pessoa, 22 de outubro de 2013 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
O Santos já encontrou um jeito de não fechar o ano no vermelho. Para evitar um déficit de aproximadamente R$ 30 milhões, o Comitê de Gestão pediu a antecipação da cota da TV, referente à transmissão do Brasileirão de 2014.
O clube aguarda apenas a confirmação do valor que será liberado pela Rede Globo — outras agremiações do país estão na mesma situação.
Diferentemente do que costuma acontecer, a TV pretende repassar apenas uma parte do valor a que o Peixe tem direito — cerca de 30% do bolo total. Porém, esse número já é suficiente para encerrar a atual temporada no azul.
Esta foi a alternativa mais viável para solucionar o problema. O Santos estudava também solicitar um empréstimo bancário, mas optou pelo caminho mais rápido.
A projeção para o fechamento da atual temporada mostrava que o clube não teria dinheiro nem sequer para pagar os funcionários, incluindo a comissão técnica e os jogadores, além de fornecedores.
Vale lembrar que, em 2012, o Alvinegro praiano também fechou suas contas com saldo positivo graças à ajuda de um bônus de R$ 30 milhões que os clubes receberam de luvas por antecipar a renovação de contrato com a Rede Globo — que temia a ascensão do canal de TV fechada Fox Sports.
E os reforços?/ A antecipação da cota é apenas um dos problemas que o clube resolveu. O Peixe ainda busca uma forma de reforçar seu elenco para o ano que vem mesmo sem ter dinheiro em caixa.
A Teisa (Terceira Estrela Investimentos S/A), um fundo formado por conselheiros e empresários santistas, pode ajudar. Outra alternativa é a parceria com empresas e agentes donos de atletas. Mas a crise com o DIS gera desconfiança nos investidores.
Diário de São Paulo
VIOLÊNCIA - 14/11/2025