João Pessoa, 03 de dezembro de 2013 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
O grupo Camena é atração da tarde desta terça-feira (3), do I Festival Internacional de Música Clássica, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope). O grupo se apresenta às 16h, na 1ª Igreja Batista, no Centro. Sob a direção artística de Ibaney Chasin, fundador do conjunto junto com Heloisa Muller, o grupo tem na música colonial o forte.
Para ampliar o repertório dentro da obra barroca, Chasin, que toca chitarrone e guitarra barroca, promoveu há dois anos uma reestruturação no núcleo tradicional, formado por canto, violino e um baixo contínuo. Acrescentou percussão, um trompete e mais recentemente, uma sanfona. Como convidado especial do grupo, apresenta o sax soprano de Helio Feitosa.
“Ao fazer uma sanfona interpretar músicas dos séculos XVI e XVII, mostramos que a música erudita sempre se relacionou com a popular no curso da história”, conta Ibaney Chasin, que se formou há 30 anos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em Música, onde hoje é professor. Ele prosseguiu seus estudos com um mestrado em Filosofia e um doutorado em História, em que pesquisou a inter-relação desses campos.
Já Heloísa Muller é professora da Universidade Federal da Paraíba desde 1990, onde leciona as disciplinas História da Música e Prática de Conjuntos.
O Camena hoje é composto por Rafael Laurindo e Thiago Wesley (canto), Priscila Ewald (violino), Mariana Rodriges (viola), Gustavo Seabra (mandolino), Hélio Medeiros (sanfona), João Victor Figueiredo (percussão) e Heloísa Muller (espineta, chitarrone e guitarra barroca).
Secom PB
SOUSA CAMPEÃO, POLÊMICA DO ALMEIDÃO E PAPO COM EVARISTO PIZA - 21/01/2026





