João Pessoa, 14 de dezembro de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
LOA

Toinho do Sopão destina emendas para presídio de Sapé

Comentários: 0
publicado em 14/12/2013 ás 16h20

 O deputado estadual, Toinho do Sopão (PEN), na sexta-feira (13), foi convidado pelo diretor do presídio de Sapé, Silva Neto, para conhecer o funcionamento do local que é considerado referência para outros estados brasileiros e até para a Bolívia onde o diretor vai realizar uma palestra em breve.

Após participar de uma audiência pública na cidade ao lado dos integrantes da Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), para pedir a implantação do Campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em Sapé, o deputado foi ao local e visitou todas as dependências do presídio.

Ao ver a necessidade de melhorias na estrutura física do prédio, Toinho do Sopão decidiu destinar uma parte da sua emenda orçamentária na LOA 2013 para reforma e manutenção na unidade prisional.

A construção de um novo presídio regional em Sapé também foi sugerida pelo parlamentar, pois a unidade que tem capacidade para 70 reeducandos, hoje possui cerca de 160 presos. Mas, apesar da super lotação, não há registro de rebeliões ou tumultos. Todos frequentam a aulas e participam de cursos de qualificação profissional, inclusive o diretor está construindo uma nova sala de aula, em um terreno que fica nos fundos do presidio.

A possibilidade da construção de um novo presídio, foi levantada e o deputado já elabora um requerimento para ser aprovado pela ALPB e encaminhado ao Governo do Estado. “O estado deve investir nessa ação de humanização implantada por Silva Neto, com a construção de um presídio que comporte a população carcerária da região. Isso seria a Paraíba sendo exemplo para todo o país”, afirmou o parlamentar.

O deputado ainda comprovou ‘in loco’ a satisfação dos presidiários com o seu diretor. “Antes eu não tinha vontade de viver, não tinha expectativa de uma vida melhor, agora eu sou tratado como uma pessoa sou tratada como gente e quero voltar para a sociedade, sendo um cidadão de bem e tudo isso, devo ao tratamento recebido e através do nosso diretor Silva Neto”, afirmou um reeducando.

“Nossos reeducandos estão nos ensinos fundamentais e médios e realizam cursos de culinária, pintura, artesanato, horta e confecção de produtos de limpeza. Outro dado importante é que temos o menor índice de reincidência. De 100 presos liberados, apenas dois retornam. Agradeço a visita do amigo Toinho, pois dos 36 deputados ele foi o único a visitar nossa unidade e olha que falta de convite, não foi”, enfatizou Silva Neto.

Caso único no Brasil

Antônio Galdino da Silva Neto nasceu em Patos, no Sertão da Paraíba, e o inimaginável aconteceu. Após cumprir pena de 5 anos de prisão, por ter tirado a vida de sua companheira com um tiro acidental, a vida o fez voltar para o presídio. Tudo de novo? Não! Desta vez era diferente. “O governador pediu minha ajuda e resolvi atender. Fui convidado a assumir a direção do Presídio Regional de Sapé pelo Governo do Estado da Paraíba que já conhecia minha história. E aceitei o desafio!”, revelou.

No 5º Período do curso de Direito, atualmente o ex-detento se prepara para ser advogado criminalista. Ele explica que se emociona ao ver a transformação na vida de um reeducando. “Reeducando é a forma como chamo os homens que estão sob minha custódia. Eu tenho consideração por cada um deles. E sei que cada um dos 160 internos tem respeito e carinho por mim”, finalizou.

Assessoria 

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x