João Pessoa, 11 de novembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE) suspendeu, nesta sexta-feira (10), a divulgação de uma propaganda partidária do PSDB da capital que tecia críticas ao governo Rodrigo Rollemberg. A ação foi movida pelo PSB, que disse ver “insinuações, ofensas e ataques que maculam a imagem” do governador. Cabe recurso.
Na peça, o presidente do PSDB-DF e deputado federal Izalci Lucas afirmava que Rollemberg “comprava apoio político usando dinheiro público”, e que Brasília “vive o pior governo de sua história”. Dizia, ainda, que “nós do PSDB não estamos à venda”, em referência à suposta compra de apoio.
Na decisão, a desembargadora eleitoral Sandra de Sanctis diz que esse tipo de vídeo, divulgado fora do período eleitoral, tem objetivos definidos pela Lei dos Partidos Políticos – difundir programa partidário, divulgar a posição do partido em temas político-comunitários e promover a participação política feminina.
“As increpações, decorrentes de acusações de compra de apoio político com dinheiro público e de incompetência administrativa, podem, a meu ver, ser injuriosas no contexto em que colocadas”, diz a sentença. A decisão não estabelece punição caso o vídeo volte a ser divulgado.
Em 11 de outubro, a Justiça Eleitoral do DF suspendeu outras propagandas consideradas ofensivas ao governo Rollemberg – estas, elaboradas pelo PT regional. Nos vídeos, a presidente da legenda e deputada federal Érika Kokay dizia que o governo local maltratava servidores públicos, e que a situação no DF era de “total abandono”.
NA ONU - 23/09/2025