João Pessoa, 03 de agosto de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ESPECIAL 432 ANOS

Ex-prefeitos de JP abrem baú de histórias

Comentários: 0
publicado em 03/08/2017 às 16h59
atualizado em 03/08/2017 às 16h25
Paço Municipal de João Pessoa (foto: divulgação/Prefeitura Municipal)

Paço Municipal de João Pessoa (foto: divulgação/Prefeitura Municipal)

Ao longo dos seus quase 432 anos de história, João Pessoa acumula episódios e marcos na política. A Capital paraibana “respira” e o tema está presente nas conversas de amigos, famílias e colegas de trabalho.

Na terceira matéria da série de reportagens em comemoração ao aniversário de 432 anos de João Pessoa, o Portal MaisPB mostra a Capital pelo olhar dos ex-prefeitos Cícero Lucena, Carlos Mangueira, Chico Franca e Carneiro Arnaud que abriram o baú de revelações.

O primeiro a administrar a cidade foi Jovino Limeira Dinoá, que iniciou o mandato em março de 1895 e ficou no cargo até outubro de 1900. 

Eleito após Regime Militar

Antônio Carneiro Arnaud – ex-prefeito de João Pessoa

Um dos fatos que mais chamam a atenção na história da cidade foi quando a população teve o direito de escolher um prefeito. Após um período em que os agentes públicos eram ‘nomeados’ pelo Regime Militar, os pessoenses elegeram Antônio Carneiro Arnaud para o cargo.

O médico natural de Pombal, no Sertão paraibano, disputou com Marcos Odilon, que era apoiado por Burity. Carneiro tinha como candidato a vice-prefeito Cabral Batista, que morreu no ano passado. Ele disputou o cargo com o apoio do então governador da Paraíba, Wilson Braga.

Em entrevista ao Portal MaisPB, Carneiro Arnaud lembrou que a atenção ao servidor e a educação básica foram os dois pilares priorizados enquanto esteve no comando da Prefeitura de João Pessoa.

“Fui o primeiro prefeito a adotar o concurso público para professores e vigilantes, antes mesmo que ele fosse exigido. Fui o único que fez eleição para escolher os dirigentes das escolas municipais, investi em creches. Deixei a prefeitura saneada, limpa, sem débito”, lembra.


“Foi uma experiência excelente. Quando você tem zelo, cuidado e responsabilidade, você leva esses princípios”, Antônio Carneiro Arnaud


Priorização de ‘obras escondidas’

Em 1989, Carneiro foi sucedido pelo ex-governador Wilson Braga. Um ano depois, Carlos Mangueira assumiu o comando da capital, quando Braga renunciou o mandato para concorrer ao Governo do Estado.

Carlos Mangueira, ex-prefeito de João Pessoa

“Foi uma época muito boa, porque tivemos excelentes oportunidades de fazermos muitas coisas pela cidade, inúmeras obras de recuperação de bairros e saneamento. Foi um momento marcante”, lembra Mangueira.

O ex-prefeito, natural do Rio de Janeiro, destacou ainda, em entrevista ao Portal MaisPB,  diversos investimentos em ‘obras escondidas’, como no bairro de Mandacaru. Além disso, Mangueira recordou a implementação da Guarda Municipal e construções de escolas.


“Foi uma experiência extraordinária. Hoje eu não tenho mais ambição de voltar a ser prefeito, mas era naquele momento”, Carlos Mangueira


Implantação do Plano Diretor

Seguindo os passos do pai, o ex-prefeito Damásio Franca, Chico Franca sucedeu Carlos Mangueira em 1993. Na gestão dele foi implantado o Plano Diretor da Capital, instrumento que conduz o desenvolvimento do município.

Chico Franca, ex-prefeito de João Pessoa

“Trabalhei em cima de um plano de cargos e salário. Implantei também o plano diretor de João Pessoa, que até então a cidade não tinha. Na parte de obras, iniciamos o canal do saneamento do Bessa e em outros bairros. Realizamos grande administração, sem escândalos”, destacou Chico, em entrevista ao Portal MaisPB.


“Se houvesse uma oportunidade, eu seria prefeito novamente sem sombra de dúvida”, Chico Franca


Prefeito amigo da criança

Em 1997, João Pessoa passou a ser administrada pelo empresário Cícero Lucena. Há três anos afastado da vida pública, o ex-prefeito concedeu uma entrevista exclusiva ao Portal MaisPB, relembrando o tempo em que administrou a capital paraibana.

Confira:

PSB assume Prefeitura de João Pessoa

A reportagem do Portal MaisPB solicitou entrevista com o governador Ricardo Coutinho, que administrou João Pessoa entre os anos de 2004 e 2010, mas não obteve resposta.

Luciano Agra, ex-prefeito de João Pessoa

Ao renunciar ao mandato, em 2010, Coutinho abriu espaço para o vice-prefeito, Luciano Agra, que administrou o município até 2012.

O ex-prefeito faleceu em dezembro de 2014 por contra de problemas renais e respiratórios.

Atualmente, Luciano Cartaxo é o prefeito de João Pessoa. Ele está no segundo mandato. Foi eleito em 2012 quando ainda estava no PT e reeleito em 2016 já no PSD.

Wallison Bezerra – MaisPB

Edição de vídeo – Bruno Lira

Leia Também