João Pessoa, 01 de junho de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Trinta e quatro pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), acusadas de fraudarem concursos públicos nos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, e que estão sendo investigadas na “Operação Gabarito”.
A denúncia foi feita pelo 4º Promotor de Justiça Criminal, Arlan Costa Barbosa, da Promotoria de Justiça Criminal de João Pessoa.
Ao todo, foram duas denúncias feitas pelo Ministério Público estadual: uma por fraudes em concursos públicos (artigo 311-A do Código Penal), associação criminosa (artigo 288, parágrafo único do Código Penal), porte ilegal de armas de fogo (artigo 12 do Estatuto do Desarmamento) e lavagem de dinheiro (artigo 1º da Lei nº 9.613-1998); a outra por fraudes em concursos, associação criminosa e crime continuado (artigo 71 do Código Penal).
Duas das trinta e quatro pessoas denunciadas pelo MPPB aparecem em ambas as denúncias: os servidores públicos Flávio Luciano Nascimento Borges e Vicente Fabrício Nascimento Borges.
Segundo o promotor de Justiça Arlan Costa Barbosa, eles e o policial rodoviário federal Marcus Vinícius Pimentel dos Santos são os líderes do grupo de pessoas investigadas no esquema de fraudes em certames públicos.
Em entrevista ao programa 60 Minutos, apresentado pelos jornalistas Heron Cid e Anderson Soares, na Rádio Arapuan FM, Arlan Costa Barbosa comentou o caso e falou do papel do Ministério Público nas investigações.
Confira entrevista
MPPB
NA ONU - 23/09/2025