João Pessoa, 01 de maio de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O deputado estadual Jutay Meneses (PRB) aproveitou o Dia do Trabalho para lembrar de duas categoria que vêm passando por uma série de problemas: os pescadores e os agricultores familiares. “Além das normas ambientais rígidas que precisam ser respeitadas e o endividamento, os pescadores hoje enfrentam a impossibilidade de trabalhar em decorrência da seca, que acabou com os peixes. No caso dos agricultores, faltam incentivos e sobram dificuldades. Com tudo isso, esses trabalhadores que levam comida para a nossa mesa, não estão tendo como trabalhar”, lamentou.
A seca e a falta de incentivo, segundo o parlamentar, vêm fazendo com que o pescadores abandonem o seu ofício e tenham que se deslocar para cidades em busca de emprego. Em Boqueirão, por exemplo, há 4 anos a cidade tinha 800 pescadores filiados. Em 2017, o número diminuiu para 600. Destes, cerca de 400 continuam em atividade e pelo menos 100 pescam atualmente apenas em outras regiões.
Jutay cobrou ainda do Governo do Estado o peixamento dos açudes que começaram acumular água com as últimas chuvas. Ele sugeriu o desenvolvimento de um cronograma de trabalho e lembrou que essa medida precisa ser urgente. O parlamentar vem lutando junto ao Governo Federal pela ampliação de benefícios, como formas de auxiliar os pescadores nesse período de dificuldades.
No caso dos agricultores familiares, o grande problema é a seca, acompanhado da falta de incentivo. “As lavouras na Paraíba quase não existem em decorrência da seca. Precisamos de incentivos urgentes para que os agricultores voltem a plantar e retirem da terra o seu sustento”, disse Jutay, lembrando que 70% do alimento que chega à nossa mesa é fruto da agricultura familiar.
MaisPB com Assessoria
BOLETIM DA REDAÇÃO - 26/09/2025