João Pessoa, 11 de abril de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Um terremoto de 6,1 graus na escala de magnitude sacudiu a Nicarágua nesta quinta-feira (10), ferindo 24 pessoas e derrubando dezenas de casas, segundo informações das autoridades locais e do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), divulgadas pela France Presse.
"O tremor foi sentido em toda a costa do Pacífico e temos relatórios também do centro do país", disse o diretor do Sistema Nacional para a Prevenção e Atenção de Desastres (Sinapred), Guillermo González. Segundo ele, os feridos são das regiões de Nagarote e Mateare, onde o abalo danificou ou destruiu casas. As cidades de Momotombo e Manágua também foram atingidas. No total, 139 imóveis foram sofreram abalos por conta do sismo.
O tremor provocou ainda um deslizamento de terra no sul da capital nicaraguense. O fornecimento de energia foi suspenso em Manágua. As comunicações telefônicas estão sendo restabelecidas aos poucos.
O terremoto ocorreu às 17h27 local (20h27 Brasília) e teve seu epicentro situado 20 km ao norte da capital, na zona do vulcão Apoyeque, a uma profundidade de 10 km, segundo o USGS. O movimento foi sentido em Manágua e nos departamentos de Jinotega, Matagalpa e Carazo, onde a população abandonou suas casas, segundo o Instituto Nicaraguense de Estudos Territoriais (Ineter).
Após o terremoto principal ocorreram seis tremores secundários superiores a 5 graus. O jornal La Prensa informou que o hospital de León foi evacuado por rachaduras nas paredes do prédio. O presidente Daniel Ortega decretou alerta amarelo e a suspensão das aulas nos departamentos de Manágua e León.
G1
NA ONU - 23/09/2025