João Pessoa, 02 de dezembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
FAST FOOD

Franqueado criador do Big Mac morre aos 98 anos nos Estados Unidos

Comentários: 0
publicado em 02/12/2016 ás 12h55
atualizado em 02/12/2016 ás 12h58

PITTSBURGH – Você provavelmente não sabe o nome dele, mas certamente já comeu sua criação. Michael James (ou Jim) Delligatti, franqueado da McDonald’s que criou o sanduíche Big Mac – dois hambúrgueres, queijo, alface, cebola e molho especial -, morreu na última quarta-feira, 30, nos Estados Unidos.

A criação de Delligati aconteceu 50 anos atrás e se tornou o mais famoso sanduíche da principal rede de fast food do mundo. O empreendedor, que tinha 98 anos, comia pelo menos um Big Mac por semana durante décadas, de acordo com seu filho.

A franquia de Delligati era em Uniontown, perto Pittsburgh, na Pensilvâlnia. Quando ele inventou o sanduíche, em 1967, ele percebeu que os consumidores queriam um sanduíche maior. Na época, a McDonald’s só vendia milk shake, batata e hambúrgueres simples. A procura pelo Big Mac explodiu e se espalhou primeiro pelo Estado, até alcançar os Estados Unidos inteiro em 1968.

“Sempre perguntavam o motivo do nome ‘Big Mac’. E ele dizia que era porque Big Mc soava engraçado demais”, disse o filho de Delligatti.

Em 2006, ele disse à Associated Press que a McDonald’s resistiu à ideia no início. Depois, entretanto, a rede vendeu bilhões do sanduíche, em mais de 100 países.

Delligatti era dono da empresa M&J,  negócio de sua família que admnistrava franquias da McDonald’s por mais de 60 anos. Ele abriu seu primeiro restaurante no subúrbio de Pittsburgh em 1957. Em 1979, he ele foi cofundador da Casa Ronald McDonald na cidade e de outras iniciativas de caridade da rede. Delligatti também ajudou a introduzir o serviço de café da manhã da empresa. Ele deixa esposa, dois filhos, cinco netos e oito bisnetos.

Estadão

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x